De Laerte a Racionais: Enem destaca artistas do cenário nacional
Nomes como Caetano Veloso, Laerte e Racionais MC's, foram citados na edição do Enem 2023A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 contemplou a produção artística nacional em muitas dimensões. O primeiro dia de aplicação da prova com questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas e a Redação aconteceu neste domingo, 5, e trouxe citações a obras que compõem o cotidiano de muitos brasileiros.
Logo nas capas dos cadernos de provas distribuídos para mais de 3,9 milhões de estudantes, era possível encontrar frases de canções do Racionais MC’s - um dos maiores grupos de rap do Brasil formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na prova rosa, a frase utilizada foi “É necessário acreditar que o sonho é possível”, da música “A vida é desafio”.
O verso escolhido na prova azul foi “Você é do tamanho do seu sonho”, da canção “Eu sou mais você”.
Quem recebeu a prova no caderno de questões da cor amarela, a frase foi “Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias”, da música “Negro drama”.
Já no caderno de cor branca, o verso foi “Até do lixão nasce flor”, da música “Vida loka (parte 1)”.
Por que os cadernos de provas vêm com frases?
A utilização e transcrição das frases pelos alunos faz parte de um sistema de segurança do vestibular que permite avaliar se o participante que realizou a prova é ele mesmo. A frase da capa do caderno deve ser copiada na folha de gabarito.
Todos os anos, autores são homenageados pelas frases temáticas. Em 2022, o autor escolhido foi Patativa do Asseré.
Dos artistas brasileiros, quem também esteve presente nas questões foi a cartunista Laerte. Com uma tirinha de três quadros, a questão convida os estudantes a refletir sobre participação política. A questão foi assunto nas redes sociais:
~ignorando a letra horrorosa~
— Amanda Atalia (@AmandaAtalia) November 5, 2023
Eu senti, Laerte!#Enem2023 pic.twitter.com/sNB0NmrTu3
Laerte eu *acho* que entendi pic.twitter.com/l9VTR57jOz
— fa bi (@fabsbella) November 5, 2023
Texto do poeta e educador social Baticum Proletário, que atua na periferia de Fortaleza com projeto social que promove batalhas de rimas, slams e saraus, também foi abordado em uma questão de interpretação sobre os impactos do racismo estrutural nas juventudes.
As canções do cantor Caetano Veloso também foram citadas em duas questões de interpretação do exame. As músicas "Alegria, Alegria" e "Anjos Tronchos" serviram como suporte para análise do cântico apontado como racista da torcida do Fluminense contra o Flamengo.