Tirinha da caturnista Laerte
Crédito: Reprodução / Twitter
A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 contemplou a produção artística nacional em muitas dimensões. O primeiro dia de aplicação da prova com questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas e a Redação aconteceu neste domingo, 5, e trouxe citações a obras que compõem o cotidiano de muitos brasileiros.
Logo nas capas dos cadernos de provas distribuídos para mais de 3,9 milhões de estudantes, era possível encontrar frases de canções do Racionais MC’s - um dos maiores grupos de rap do Brasil formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
Na prova rosa, a frase utilizada foi “É necessário acreditar que o sonho é possível”, da música “A vida é desafio”.
O verso escolhido na prova azul foi “Você é do tamanho do seu sonho”, da canção “Eu sou mais você”.
Quem recebeu a prova no caderno de questões da cor amarela, a frase foi “Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias”, da música “Negro drama”.
Já no caderno de cor branca, o verso foi “Até do lixão nasce flor”, da música “Vida loka (parte 1)”.
Por que os cadernos de provas vêm com frases?
A utilização e transcrição das frases pelos alunos faz parte de um sistema de segurança do vestibular que permite avaliar se o participante que realizou a prova é ele mesmo. A frase da capa do caderno deve ser copiada na folha de gabarito.
Todos os anos, autores são homenageados pelas frases temáticas. Em 2022, o autor escolhido foi Patativa do Asseré.
Dos artistas brasileiros, quem também esteve presente nas questões foi a cartunista Laerte. Com uma tirinha de três quadros, a questão convida os estudantes a refletir sobre participação política. A questão foi assunto nas redes sociais:
Tirinha da caturnista Laerte Crédito: Reprodução / Twitter
Texto do poeta e educador social Baticum Proletário, que atua na periferia de Fortaleza com projeto social que promove batalhas de rimas, slams e saraus, também foi abordado em uma questão de interpretação sobre os impactos do racismo estrutural nas juventudes.
Questão com poesia do educador social Baticum Proletário Crédito: Reprodução / WhatsApp do O POVO
As canções do cantor Caetano Veloso também foram citadas em duas questões de interpretação do exame. As músicas "Alegria, Alegria" e "Anjos Tronchos" serviram como suporte para análise do cântico apontado como racista da torcida do Fluminense contra o Flamengo.