Esquecidas na História: Conheça Prudencia Ayala, a primeira mulher a se candidatar à presidência de El Salvador

A história de mulheres revolucionárias, mas que tiveram nomes e feitos apagados das narrativas históricas é o tema central da série "Esquecidas na História". Confira

16:32 | Nov. 03, 2023

Por: Mirtes Rodrigues
Prudencia Ayala foi uma escritora, ativista social e defensora dos direitos das mulheres de El Salvador (foto: Divulgação )

A história da vida e dos feitos memoráveis de Prudencia Ayala, a primeira mulher a se candidatar à presidência de El Salvador, será recontada pelo O POVO no próximo episódio da série especial "Esquecidas na História". O episódio estará disponível no domingo, 5, às 19h, nos perfis do O POVO no Instagram e no TikTok

Quem foi Prudencia Ayala? A primeira mulher a se candidatar à presidência na América Latina

Prudencia Ayala foi uma escritora, ativista social e defensora dos direitos das mulheres de El Salvador. Nascida em Sonsonate, no dia 28 de abril de 1885, ela era filha de Aurélia Ayala e Vicente Chief. Em 1930, Ayala tentou concorrer como candidata presidencial em El Salvador, apesar do país proibir as mulheres de votarem. 

O POVO reconta a história de mulheres revolucionárias, mas que tiveram seus nomes e feitos apagados da história

A história de mulheres fundamentais para o desenvolvimento da humanidade, mas que tiveram nomes e feitos ignorados ou subjugados nas narrativas históricas é o tema central da série “Esquecidas na História”.

A produção, original do O POVO e exclusiva para as redes sociais, lançará novos episódios em todos os domingos até o dia 17 de dezembro. ⁠⁠

Da arte a ciência, passando pela literatura e política, dez mulheres terão suas trajetórias recontadas com o devido protagonismo e relevância diante de suas vivências, descobertas e feitos que mudaram o rumo da humanidade.

Assista aos episódios disponíveis da série Esquecidas da História

Conheça a história de  Mileva Maric, coautora das principais descobertas de Albert Einstein.

Conheça a história de Alice Guy-Blaché , primeira cineasta da história, que trabalhava como secretária na companhia francesa Gaumont quando, em 1895, e presenciou o primeiro cinematógrafo desenvolvido pelos irmãos Lumière.

Conheça a história de Claudette Colvin, que teve sua história da vida e feitos memoráveis na luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos.