Academia Cearense de Letras homenageia Camilo Santana como cidadão honorário da entidade
Durante a solenidade, o ministro agradeceu a instituição e disse que a honraria aumenta "ainda mais" as suas responsabilidades
22:45 | Out. 27, 2023
A Academia Cearense de Letras (ACL) homenageou nesta sexta, 27, em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), com o título de cidadão honorário da entidade e a Medalha Raquel de Queiroz. A honraria foi entregue no Palácio da Luz, no Centro da cidade. A cerimônia, que foi aberta ao público, contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida.
Durante a solenidade, o ministro agradeceu a instituição. "Me sinto muito honrado com essa homenagem, isso aumenta ainda mais as minhas responsabilidades, principalmente nesse momento que tenho a missão dada pela presidência de conduzir o que eu considero um dos mais importantes ministérios no País, que é a Educação", completou.
Para Camilo é muito importante avaliar a cultura como uma ferramenta de educação no País e ressaltou que as escolas em tempo integral são importantes para isso. “Não tenho dúvidas que a cultura precisa estar presente em cada escola do País, assunto que debati com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. É muito importante a existência das escolas em tempo integral, para que no segundo período seja estimulado a arte, o esporte e o reforço escolar. Portanto, a cultura precisa estar presente na vida todos os dias dos brasileiros”, declarou Camilo ao O POVO.
O presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante, ressaltou a importância de Camilo Santana em receber a honraria. “O ministro mostrou que é um político engajado na cultura, com os problemas sociais e nosso estatuto diz que devemos conceder esse título honorário de vez em quando para pessoas que se destacam na causa”, declarou o presidente da ACL.
Na ocasião também aconteceram o lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras com a presença do acadêmico e romancista baiano Antônio Torres e a apresentação do poeta e cantador repentista, Geraldo Amâncio, para o público presente.