Morre Cyva, cantora do Quarteto em Cy, aos 85 anos de idade

Cantora Cyva, integrante do grupo de MPB Quarteto em Cy, morreu aos 85 anos de idade

A cantora Cyva Ribeiro de Sá Leite morreu na noite de domingo, 22, aos 85 anos de idade. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Quarteto em Cy, grupo musical que Cyva participava juntamente com suas irmãs Cybele, Cynara e Cylene.

"É com imenso pesar que noticiamos a passagem de Cyva, integrante e fundadora do Quarteto em Cy. Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 64, todas as formações. Grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Vai fazer muita falta!”, detalha o comunicado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com O Globo, Cyva estava internada há um mês no Hospital Casa Rio Botafogo, no Rio de Janeiro, e faleceu em decorrência da septicemia, uma infecção generalizada no organismo.

Em abril deste ano, Cynara morreu aos 78 anos por conta de uma insuficiência respiratória. Das quatro irmãs, Cylene é a única ainda viva das artistas que originaram o Quarteto em Cy.

Dia da MPB: Spotify divulga pesquisa sobre buscas do gênero no site; confira

Quarteto em Cy: Música em família

Nascida em Ibirataia, município da Bahia, Cyva e suas irmãs Cynara, Cybele e Cylene se mudaram para o Rio de Janeiro e, em 1964, formaram o Quarteto em Cy, com o apoio de Vinícius de Morais.

Na época, as cantoras trabalharam e interpretaram canções de músicos reconhecidos na MPB, como Tom Jobim, Baden Powell, Dorival Caymmi e Chico Buarque. Em 1965, o grupo participou do disco “Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell”.

Em 1966, Cylene foi substituída por Regina Werneck e o Quarteto viajou aos Estados Unidos. Na ocasião, Quarteto em Cy trocou de nome e foi chamado de "Girls From Bahia", dando início à programação de shows, gravações de LPs e participação em programas de auditório.

Optando por ficar no Brasil, Cynara participou, em 1968, do III Festival Internacional da Canção, onde cantou ao lado da irmã Cybele a composição "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jobim. A música foi vencedora, apesar dos protestos da plateia que preferia "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.

Cyva esteve em todas as formações do Quarteto em Cy. As atividades do Quarteto em Cy seguiram até 2016, quando Cynara, Keyla e Corina lançaram o álbum “Janelas Abertas” em comemoração aos 50 anos de carreira do grupo.

Destaque na noite de Fortaleza, Vanessa, A Cantora divide momentos musicais e pessoais; leia também

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cynara quarteto em cy morre cantora vida e arte MPB cyva

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar