Livro reúne histórias de mulheres nordestinas e rebate preconceitos

Em seu novo trabalho, Gilda Freitas aborda temas como amor, preconceito e machismo, além de destacar personagens femininas a partir de causos nordestinos

A escritora Gilda Freitas lança nesta terça-feira 24, seu novo trabalho “Bandas e Bundas, Ave, Maria, Amém!”, quarto livro de sua carreira e seu primeiro livro de contos. A obra retrata temas como amor, preconceito e machismo, além de destacar personagens femininas a partir de causos nordestinos. O evento acontecerá de forma gratuita no Petite Surprise, a partir das 18h30, e contará com sessão de autógrafos e bate-papo com a autora.

Em 12 contos, o livro reúne um conjunto de textos ficcionais que têm como cenário o interior do Nordeste, escritos durante o período da pandemia, quando Gilda decidiu mergulhar nos causos ouvidos de sua mãe na varanda de casa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

A piauiense radicada no Ceará há quase 50 anos decidiu, com essa obra, se lançar em um novo gênero literário e escrever contos. A obra passeia por temas sociais como a desigualdade de gênero.

“Para ela (essa mulher sertaneja) tudo era podado, tudo era pecado, era um verdadeiro sacrifício. Mulher sofrida, né? Só servia para parir. Comecei a pensar nisso e a juntar as histórias que minha mãe contava”, explica a autora.

Obra "Bandas e Bundas, Ave, Maria, Amém!", da escritora Gilda Freitas
Obra "Bandas e Bundas, Ave, Maria, Amém!", da escritora Gilda Freitas Crédito: Glauco Chacon/ Divulgação

Relação com a literatura

A escritora, teve seus primeiros textos literários publicados em 2011, no Jornal do Leitor, seção do jornal O POVO. Aos 66 anos, lançou o primeiro livro e passou a ser convidada para participar de antologias nacionais e internacionais, como “Yo te tomo”, “Magia”, “Despojos de vida” e “Fênix”, publicadas na Colômbia e no México.

Agora Gilda integra a Academia de Letras e Artes do Ceará, a Academia Feminina de Letras do Ceará, a Associação dos Escritores Cearenses, a Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil - seção Ceará, a Rede Brasileira de Escritoras e a Associação Vozes Atuais da Poesia Latinoamericana, com sede no México.

A autora lançou em 2013 o romance “Simplesmente maio”. Em 2015, publicou o livro de poesia “Quando a alma se espanta”, seguido do monólogo “Hálito” em 2017.

  • Lançamento de “Bandas e Bundas, Ave, Maria, Amém!”, de Gilda Freitas
  • Quando: Terça-feira, 24, a partir de 18h30min
  • Onde: Petite Surprise - Patisserie e Boulangerie artesanal (rua Dr. José Lourenço, 606, Meireles)
  • Preço do livro: R$ 50
  • Acesso gratuito ao lançamento

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gilda Freitas Contos Lançamento Gratuito Vida e Arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar