Brasileiro Lupicínio Rodrigues pode ser indicado ao Oscar após 70 anos
Indicação ao Oscar de Lupicínio Rodrigues por "Se Acaso Você Chegasse" pode ser reconhecida após 70 anos
20:14 | Out. 23, 2023
O músico brasileiro Lupicínio Rodrigues pode ser indicado ao Oscar 70 anos após sua canção ser usada como trilha sonora do filme “Dançarina Loura”, de 1944. O caso veio à tona após o lançamento de “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, documentário que acompanha a vida e carreira do artista gaúcho.
Na produção audiovisual, a família de Lupicínio detalha que "Se Acaso Você Chegasse", principal sucesso de Lupicínio, foi usada no filme do diretor Frank Woodruff, mas sem os devidos créditos ao artista brasileiro. Em 1945, “Dançarina Loura” foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora de Filme Musical.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, familiares do cantor enviaram uma carta à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas solicitando a inclusão do artista na lista de indicados ao Oscar de 1945. Segundo a publicação, o filho do músico não possui “interesse em indenização, mas o reconhecimento do pai”.
Leia mais | "Retratos Fantasmas" é escolhido para representar Brasil no Oscar 2024
Personalidade pedem reconhecimento da indicação ao Oscar de Lupicínio Rodrigues
Advogado de celebridades, como Rihanna e Jay Z, Miles Cooley entrou em contato com a família de Lupicínio Rodrigues para representar o músico. Marido da cineasta brasileira Claudia Costa, Miles irá atuar a favor do artista sem solicitar remuneração.
Além do advogado de astros de Hollywood, representantes do Ministério da Cultura (MinC) pediram colaboração do Itamaraty para atuar em benefício do reconhecimento da indicação ao Oscar de Lupicínio Rodrigues.
Confira | Gwyneth Paltrow diz que usa estatueta do Oscar como peso de porta
“Identificando a importância de reparar a invisibilização de eminente músico brasileiro negro, o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles tem concedido apoio ao advogado que atua no caso em favor do pleito da família, bem como tem realizado gestões junto à presidência da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que não emitiu resposta oficial até o momento”, detalha a nota enviada à Folha de S. Paulo.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui