Artesanato cearense é exposto no Museu do Louvre, em Paris
A mostra é realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva PavesiO artesanato cearense chegou ao Museu do Louvre, em Paris, na última sexta-feira, 20. O Carrossel do Louvre abriu uma vernissage com as obras, que ficam expostas até este domingo, 22. Para a mostra, a Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), selecionou cinco artesãos que trabalham com a escultura em madeira para participar. Dos cinco participantes, três acompanham a exposição em Paris. A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, também participa do evento.
A mostra é realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva Pavesi. A curadoria selecionou cinco esculturas em madeira que falam sobre a arte popular do Cariri. Os artesãos que participam são Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sobre o evento, a secretária Onélia Santana destaca: “Ficamos muito felizes com o convite para apresentar a arte cearense no Museu do Louvre, em Paris. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense, a partir dos nossos artesãos e artesãs, verdadeiros artistas da cultura popular”.
Dentre as obras selecionadas, estão o Divino Espírito Santo (Silvana), Reisado Jaraguá (Racar), Beata (Graciano), Romaria (Din) e Favela (Paulo Sérgio). As cinco obras falam sobre lendas populares, religiosidade e o cenário urbano da região do Cariri.
Na viagem, Onélia Santana também recebe homenagem da Divine Académie por seu trabalho em prol do artesanato cearense. Na noite de sábado, no Palácio George V, em Paris, a secretária recebeu a Grande Medalha de Ouro da República Francesa 2023.