Produções cearenses premiadas serão exibidas no 33° Cine Ceará

O Festival Ibero-americano de Cinema acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023, com programação gratuita

12:50 | Out. 21, 2023

Por: Carolina Passos
Os filmes serão exibidos no Cine Ceará de forma gratuita. Na foto 'Estranho Caminho', de Guto Parente (foto: Divulgação)

O 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema exibirá três premiados longas-metragens de diretores cearenses. “Mais pesado é o céu”, de Petrus Cariry, “Estranho Caminho”, de Guto Parente, e “Memórias da Chuva”, de Wolney Oliveira, ganharão exibição especial. O evento ocorre no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão de 25 de novembro a 1º de dezembro.

Dois deles já conquistaram prêmios importantes em festivais e o outro foi o único documentário do Nordeste selecionado para o 51º Festival de Gramado. Além de exibições especiais, o Cine Ceará conta com mostras competitivas, mostras especiais, debates e homenagens. A programação completa será anunciada até o início de novembro. 

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

Saiba mais sobre os filmes escolhidos para exibição no Festival:

Mais pesado é o céu

Conta a história de Teresa, uma mulher que acolhe uma criança abandonada. Ela conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

O filme tem direção de Petrus Cariry e participou do 51º Festival de Cinema de Gramado, onde foi agraciado com os prêmios de Melhor Direção e Fotografia (Petrus Cariry), Melhor Montagem (Firmino Holanda e Petrus Cariry) e Prêmio Especial do Júri (atriz Ana Luiza Rios).

Estranho Caminho

Produção escrita e dirigida por Guto Parente e produzida pela Tardo Filmes, conta a história de um jovem cineasta que visita a cidade natal e é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia. Com isso, ele precisa encontrar o pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.

O filme teve sua estreia mundial no Festival de Tribeca, nos Estados Unidos, e venceu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Performance na Competição Internacional.

Memórias da Chuva

O documentário aborda a situação da população de Jaguaribara, pequena cidade no interior do Ceará, que é forçada a abandonar sua terra natal com a transformação dela em uma enorme barragem que levará água para a cidade de Fortaleza. Da antiga cidade, só ficarão lembranças.

A produção é de Wolney Oliveira e participou da Seleção Oficial do 51º Festival de Cinema de Gramado, onde fez sua estreia mundial.


33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

  • Quando: de 25 de novembro a 1º de dezembro
  • Onde: Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão
  • Gratuito