Juliette se pronuncia sobre acusações de plágio após repercussão

Em vídeos postados no Story do Instagram, Juliette se pronunciou sobre as acusações de plágio que recebeu nos últimos dias na internet

13:35 | Out. 20, 2023

Por: Beatriz Teixeira
Juliette se pronuncia no Instagram sobre acusações de plágio repercutirem na internet (foto: Igor Melo/Divulgação)

Após a repercussão das acusações de plágios envolvendo a colaboração musical entre Juliette e Duda Beat e outros projetos, a ex-BBB se pronunciou sobre os casos em vídeos postados no story do Instagram. Nas declarações, publicadas nesta quinta-feira, 19, a paraibana se propõe a detalhar a situação.

Inicialmente, a vencedora do BBB 21 começou revelando que já conversou pessoalmente com Emicida e Evandro Fióti, irmão e produtor do rapper, sobre os apontamentos que afirmam que seu último trabalho - “Magia Amarela” - plagiou “AmarElo” do rapper. Segundo ela, “não há lados opostos”, pois eles não gostariam que alguém saísse magoado com a história.

LEIA TAMBÉM| Juliette e Duda Beat não possuem ‘vínculo com criação da campanha’, diz Bauducco

No próximo story, Juliette falou que toda semana o “tribunal da internet” escolhe “uma cabeça” para julgar, e era a vez dela. Ressaltou, ainda, que espera que saibam o que se configura como crime de plágio e que a falsa acusação também é uma violação da lei.

Ela pede para as pessoas não acreditarem no que “veem na internet”, afirmando que existe manipulação por trás. “Há uma diferença entre referências e inspirações, que está aí para todo mundo - que é de domínio público - e plágio”.

Em seguida, trouxe exemplificações de outros trabalhos seus que já foram acusados de plágio. Iniciou trazendo a música em parceria com o cantor João Gomes, “Não sou de falar de amor”, explicando que se inspirou em características culturais do Nordeste pra trazer a estética do projeto.

“Não sabia que não podia usar parede azul do Nordeste, ou as tonalidades e referências, nem a roupa e tal. Mas o tribunal [da internet] acha que não”, diz a paraibana. Ela continuou, trazendo a questão do nome de canções suas, que também foram acusadas de copiarem outras.

“Qualquer palavra que você colocar, é muito raro não ter uma música que não vai ter o mesmo nome. Ainda que seja inspiração de outra pessoa, a música não tem nada a ver, é completamente diferente”.

As próximas sequências de story, ela trouxe sobre o projeto que fez em colaboração com Marina Sena, acusado de plagiar um clipe de Manu Gavassi. Nas fotos, ela afirmou que a inspiração da capa veio do pôster do filme "Ghost", já as cenas do vídeo eram em esculturas de mármore.

LEIA MAIS| Queerbaiting: entenda a acusação contra Juliette e Marina Sena

Finalizando o pronunciamento, a paraibana pede aos internautas: “pararem de tentar descredibilizar o outro”. “Vocês não ficarão maiores, nem melhores com isso. Pelo contrário”, encerra.

Na última quarta-feira, a música, interpretada por Juliette e Duda Beat, feita para a campanha publicitária da Balducco, foi acusada de plagiar “AmarElo”, de Emicida, por usuários das redes sociais e pelo próprio irmão do rapper, Evandro Fióti.

Fióti, entretanto, disse que intenção não era atacar as cantoras, ele cobrava ética da marca responsável pelo projeto. A Balducco se pronunciou, afirmando que as artistas não estavam envolvidas no processo de criação da campanha. Entretanto, os internautas listaram que outros trabalhos de Juliette tinham plagiado projetos de outros artistas.


 Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.