Pinacoteca do Ceará promove aula gratuita com Castiel Vitorino

Integrante da 35ª Bienal de São Paulo, ela vem apresentar seu novo projeto de longa duração, "Kalunga: a origem das espécies" nesta sexta, 20

A Pinacoteca do Ceará recebe nesta sexta-feira, 20, a artista visual, escritora e psicóloga clínica Castiel Vitorino para ministrar a aula aberta “Kalunga: a origem das espécies”.

A atividade faz parte da programação do II Ateliê de Pesquisa e Crítica e tem início a partir das 18 horas, no auditório do museu do equipamento, com acesso gratuito e acessível em Libras.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A artista visual vai apresentar a Kalunga, um projeto seu de longa duração, que tem como princípio vital o Bantu que defende a vida gestada nas memórias ancestrais, articulando ecologia e cultura num movimento de transfiguração.

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

“A conversa será em torno e imersa nesse desafio ecológico, que é ultrapassar a separação entre vida, morte e transmutação”, aborda a escritora. Com a pesquisa, Castiel já morou em diferentes lugares do mundo compartilhando seus saberes sobre cura e metamorfose.

II Ateliê de Pesquisa e Crítica da Pinacoteca do Ceará

A aula com a psicóloga clínica será a primeira atividade aberta ao público do II Ateliê de Pesquisa e Crítica da Pinacoteca do Ceará, que iniciou as atividades em setembro e segue até novembro deste ano.

O objetivo desta edição do programa formativo é expandir os enquadramentos conceituais, políticos e existenciais da obra de arte na contemporaneidade, com especial interesse na reconfiguração das noções modernas de representação, subjetividade, humanidade, função e política da arte.

“O pensamento e a prática artística de Castiel Vitorino Brasileiro elaboram e atualizam saberes sobre ecologia, ancestralidade, cura e metamorfose que reencantam o poder das formas, dos corpos e das imagens, e por isso se fazem urgentes no contexto cultural e político dos museus atuais, quando as definições tradicionais de arte – e portanto de crítica de arte – estão não apenas em disputa, mas em risco de seu esgotamento”, declara Pablo Assumpção, coordenador do II Ateliê de Pesquisa e Crítica.

Aula aberta “Kalunga: a origem das espécies”

  • Com: Castiel Vitorino Brasileiro
  • Quando: sexta-feira, 20 de outubro, às 18 horas
  • Onde: auditório da Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, s/n - Centro)
  • Gratuito

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pinacoteca do Ceará Castiel Vitorino Artista Kalunga Vida e Arte Gratuito programação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar