Dia da MPB: Spotify divulga pesquisa sobre buscas do gênero no site
No dia Nacional da MPB, o Spotify divulgou uma pesquisa sobre as buscas na plataforma pelo gênero nacionalmente e internacionalmente
13:44 | Out. 17, 2023
Em alusão ao Dia Nacional da Música Popular Brasileira (MPB), comemorado nesta terça-feira, 17, o Spotify Brasil divulgou uma pesquisa sobre o desempenho do gênero na plataforma entre janeiro e setembro de 2023.
A Música Popular Brasileira, ou MPB, tem como marco histórico o período da ditadura militar no Brasil, em 1964. Ele é uma junção entre dois estilos que eram considerados opostos na época: a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União.
LEIA TAMBÉM| Selton Mello vive detetive particular em audiossérie do Spotify
Com interesses aproximados, os dois grupos se juntaram e formaram uma frente cultural contra o governo da época. As canções eram, em sua grande maioria, com críticas políticas. Quase 60 anos depois, o gênero continua marcando as listas musicais dos brasileiros.
Leia mais
De acordo com a pesquisa, as buscas pelo MPB tiveram um aumento em 269% no País durante o período de tempo estabelecido. Internacionalmente os números também subiram, crescendo em 183%. Entre os países no exterior que mais escutam o gênero musical, Estados Unidos, México e Portugal são os destaques do streaming. Argentina e França vem logo atrás.
O Spotify divulgou os artistas brasileiros que são mais exportados. São eles: Roberto Carlos, Antônio Tom Jobim, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor. Em um ranking das 5 cantoras nacionais mais ouvidas fora do País estão Vanessa da Mata, Elis Regina, Gal Costa, Fafá de Belém e Marisa Monte.
Outro dado divulgado foi a quantidade de playlists dos usuários na plataforma. Segundo a empresa, são mais de 2 milhões, com as palavras “música popular brasileira” e “MPB” no título. O gênero também se encontra no “TOP 15 de gêneros musicais”.
Leia mais
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.