Escritor lança livro que conta história de avó durante holocausto

O escritor Carlos Reiss lança a obra "Entre as Sombras e os Sóis: a história de Sala Borowiak" e revive história de avó na Segunda Guerra Mundial

Nesta segunda-feira, 16, às 19 horas, na Fundação Demócrito Rocha, acontece o lançamento do livro “Entre as Sombras e os Sóis: a história de Sala Borowiak”. O evento é aberto ao público e contará com a presença do autor da obra, Carlos Reiss, que é coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss.

Fascinado em entender a história através de livros, Carlos decidiu compreender o período da Segunda Guerra Mundial por meio de sua própria herança. Neste livro-documento, o escritor conta a vida de sua avó e resgata o período do Holocausto.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Meus quatro avós eram judeus poloneses que sobreviveram ao Holocausto. A minha avó paterna, a Sara, que é a personagem principal desse livro, nasceu numa cidade grande na Polônia e tinha 14 anos quando os alemães invadiram o país. Ela foi confinada num gueto e passou por três campos de concentração e extermínio, um deles, Auschwitz", revela o autor em entrevista ao Vida&Arte. 

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

A obra é resultado de um projeto que durou 20 anos para ser concretizado, dentre pesquisas, entrevistas e a própria escrita. Começou a ser escrito por volta de 2002 e, ao longo dos outros anos, Carlos precisou preencher lacunas na história e na trajetória de sua avó.

Questionado sobre as principais sensações de reviver a história de um familiar, ele acrescenta: "Meu sentimento é uma mistura de alívio e orgulho. Além de prestar essa homenagem, é fundamental conectar as lições e o legado que construímos desse genocídio e conectar com nossas mazelas contemporâneas."

“Entre as sombras e os sóis: a história de Sala Borowiak” é um testemunho e também uma reconstrução do trauma da geração dos filhos dos sobreviventes (Natan, Joel e Aloísio), um relato jornalístico, autobiográfico, histórico e testemunho terciário do neto apaixonado (Carlos), tanto pela avó, quanto pelo resgate memorialístico dos pereceram durante o genocídio da Segunda Guerra.

Lançamento "Entre as Sombras e os Sóis: a história de Sala Borowiak”

  • Quando: segunda-feira, 16, às 19 horas
  • Onde: Fundação Demócrito Rocha (av.Aguanambi, 282- Joaquim Távora)
  • Aberto ao público 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vida e arte democrito rocha carlos reiss entreas sombras e os sois

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar