Disney recria voz de Robin Williams em curta especial dos 100 anos

Gênio da Lâmpada, dublado originalmente por Robin Williams, retorna para comemoração dos 100 anos da Disney

17:35 | Out. 16, 2023

Por: Lillian Santos
Gênio da Lâmpada, dublado originalmente por Robin Williams, retorna para comemoração dos 100 anos da Disney (foto: Disney/Divulgação)

Celebrando nesta segunda-feira, 16, cem anos de fundação, a Disney promove diversas programações especiais para comemorar a data. Uma das ações inéditas foi o curta “Era Uma Vez um Estúdio”, lançado exclusivamente no streaming da Disney+.

Reunindo os personagens clássicos das inúmeras produções audiovisuais criadas ao longo dos 100 anos, o curta apresenta os vilões, princesas e heróis em novas animações que surpreenderam os fãs.

Um desses momentos foi a volta do Gênio da Lâmpada, personagem que foi dublado por Robin Williams em “Aladim”, de 1992. A “volta” do personagem para o curta especial contou com a voz original do ator, que faleceu em 2014.

Leia também | Disney completa 100 anos com sonhos mágicos e realizações para toda a família

“Robin, como o Gênio, significa muito para tantas pessoas e adoraríamos envolvê-lo. Então Dan Abraham [um dos diretores] ouviu os takes que não foram utilizados na gravação original e encontrou estes pequenos excertos que podíamos utilizar", explicou Bradford Simonsen à Variety.

De acordo com o produtor, foram utilizados recortes de gravações de Robin Williams como Gênio para recriar novos diálogos que foram exibidos em “Era Uma Vez um Estúdio”. Bradford Simonsen afirmou que a ideia foi autorizada pela família do ator.

Filha de Robin Williams se declara contra IA: ‘Acho perturbador’

A novidade no uso da voz de Robin Williams na produção da Disney surge após Zelda Williams, filha do ator, denunciar o uso indevido de inteligência artificial (IA).

“Várias pessoas têm treinado esses modelos para criar/recriar atores que não podem dar seus consentimentos, como o papai. Isso não é uma teoria, é algo muito, muito real. Já ouvi inteligências artificiais sendo usadas para fazer a ‘voz’ dele dizer o que quer que as pessoas queiram e acho isso perturbador, com as consequências indo bem além dos meus sentimentos pessoais”, disse.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui