Quem é Aretuza Lovi? Hit da drag queen, Batcu gera crise política
Drag Queen Aretuza Lovi é dona do hit "Batcu", música que tocou em evento do Ministério da Saúde e gerou crise política
19:11 | Out. 06, 2023
Na quinta-feira, 5, um vídeo viralizou nas redes sociais e está dando o que falar. Durante um evento do Ministério da Saúde, um grupo de dançarinos se apresentou no 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil e, em um dos momentos, a canção “Batcu” foi apresentada no evento.
Causando polêmica dentro e fora do campo da política, a dança do “Batcu” em um evento oficial gerou crise entre os aliados e adversários do governo que consideraram a coreografia “inapropriada”.
O que é "Batcu"? Música polêmica é da drag queen Aretuza Lovi
Mas, afinal, o que é “Batcu”? A canção é a terceira faixa do álbum “Mercadinho”, e foi lançada oficialmente em 2018. Uma parceria de Aretuza Lovi com Valesca Popozuda, a música de funk atualmente contabiliza mais de 560 mil plays no Spotify.
Quem é Aretuza Lovi? Conheça a dona do hit "Batcu"
Nascida em Goiás, Aretuza Lovi é uma drag queen criada por Bruno Nascimento. Cantora, atriz, apresentadora e humorista, Aretuza iniciou a carreira musical em 2012, com o single “Striptease”. Em 2013, a drag queen lançou seu primeiro álbum: “Popstar”.
No ano de 2016, Aretuza Lovi lançou “Catuaba”, single em parceria com Gloria Groove, que se tornou um dos hits do Carnaval de 2017. O feat das drags rendeu uma nova parceria musical, desta vez com Pabllo Vittar. Em 2018, Aretuza Lovi, Gloria Groove e Pabllo Vittar lançaram “Joga Bunda”.
Pabllo Vittar faz história como a primeira drag queen a se apresentar no Coachella; leia também
No mesmo ano, Aretuza lançou o disco “Mercadinho”, com “Joga Bunda” como canção principal, além de “Movimento”, com Iza, “Arrependida”, com Solange Almeida, e “Batcu”, com Valesca Popozuda.
Seu mais recente lançamento, foi o álbum “Borogodó parte 1”. Com 12 faixas, o disco foi lançado em agosto de 2022 e traz feats com os cantores Getúlio Abelha, na canção “Baião de Dois”, além de Lia Clark e Thiago Pantaleão em “Sócia”.
Thiago Pantaleão estreia primeiro álbum, intitulado "Fim do Mundo"; confira
'BatCu': Ministério da Saúde reconhece que dança foi 'inapropriada'
O Ministério da Saúde lamentou, por meio de nota, a apresentação de dança realizada na última quinta-feira, 5, no 1ª Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil.
A pasta considerou a “coreografia inapropriada” e descreveu o caso como “isolado”. O ministério ainda afirmou que adotará medidas para que o episódio não se repita.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), opositor ao governo Lula, criticou a exibição e afirmou que é “chocante como a ideologia contaminou o governo do PT”.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui