Jon Fosse, dramaturgo norueguês, vence o Nobel de Literatura 2023

A Academia Sueca anunciou na manhã desta quinta-feira, 5, que o dramaturgo norueguês Jon Fosse ganhou o Nobel de Literatura 2023

O escritor e dramaturgo norueguês Jon Fosse foi o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2023. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 5, pela Academia Sueca, que afirmou que a premiação foi concedida “por suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.

Fosse nasceu em Strandebarm, cidade localizada na costa oeste da Noruega, em 1959. O romance que marcou sua estreia, “Raudt, svart” (“Vermelho, preto”), foi lançado em 1983. Obras de ficção, ensaios, títulos infantis, poesia e mais de 40 peças compõe seu extenso currículo, que o levou a ser chamado de “Samuel Beckett norueguês do século XXI".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Após o anúncio do prêmio, o escritor se pronunciou por um comunicado, alegando estar “arrebatado e um pouco assustado”. “Vejo isto como um prêmio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações”, declarou.

A Academia, ainda em seu anúncio, comparou o dramaturgo ao seu precursor na literatura norueguesa de Nynorsk, o poeta Tarjei Vesaas. “Fosse combina fortes laços locais, tanto linguísticos como geográficos, com técnicas artísticas modernistas”, disse a Instituição.

As obras do escritor são escritas na versão menos comum das duas oficiais do norueguês. Em seu comunicado, ele afirmou que considerava a vitória como um reconhecimento ao idioma e todo o movimento que este promove, alegando que devia o prêmio a ele.

O trabalho do autor também foi celebrado pela a Academia Sueca: “Embora Fosse partilhe a perspectiva negativa dos seus antecessores, não se pode dizer que a sua visão gnóstica particular resulte num desprezo niilista pelo mundo. Na verdade, há um grande calor e humor no seu trabalho, e uma vulnerabilidade ingênua às suas imagens nítidas da experiência humana”.

A Instituição definiu como “obra-prima em prosa” do escritor a série “Septology” (não possui tradução em português), finalizada em 2021. São elas: “Det andre namnet” (O segundo nome - tradução livre), “Eg er ein annan” (Eu sou outra pessoa - tradução livre), “Eit nytt namn” (Um novo nome - tradução livre).

Na dramaturgia, a peça destaca foi “Nokon kjem til å komme”, de 1966, que traduzido para o português seria “Alguém vai chegar”.

“Jon Fosse é hoje um dos dramaturgos mais atuados no mundo e tem se tornado cada vez mais reconhecido por sua prosa. A condição humana é o tema central da obra de Fosse, independentemente do gênero”, sustenta.

No Brasil, a obra “É a Ales” foi lançada pela primeira vez em setembro pela Companhia das Letras. Já a editora Fósforo está prestes a lançar “Brancura”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jon fosse nobel literatura 2023 prêmio nobel vencedor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar