Daniel Munduruku parabeniza Ailton Krenak por vaga na ABL

Escritor e ativista indígena Daniel Munduruku parabenizou Ailton Krenak pela eleição na Academia Brasileira de Letras (ABL): "Vida longa"

19:43 | Out. 05, 2023

Por: Lillian Santos
Daniel Munduruku participa de palestra sobre leitura na infância durante programação de aniversário da Bece (foto: Luciano Avanço/ Divulgação)

O escritor e professor Daniel Munduruku parabenizou a vitória de Ailton Krenak na eleição da Academia Brasileira de Letras (ABL). Krenak foi eleito nesta quinta-feira, 5, para a cadeira de número 5 na ABL e tornou-se o primeiro indígena a ingressar na instituição.

“É uma conquista que certamente valoriza os saberes de nossa gente”, afirma Munduruku. O ativista indígena paraense competia pela vaga na Academia juntamente com Ailton e outros 11 nomes. “Desejo vida longa e boas realizações para o nosso parente.”.

Daniel Munduruku é autor de diversos livros voltados para o público infanto-juvenil, como “Histórias de Índio” (1996), “Kabá Darebu” (2002), “O Menino e o Pardal” (2007), entre outras publicações.

"Brasil precisa se reconciliar com seus ancestrais", afirma escritor indígena Daniel Munduruku; LEIA ENTREVISTA

Líder indígena Daniel Munduruku tentou ABL duas vezes

Esta foi a segunda inscrição de Munduruku para uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Em 2021, o autor tentava a cadeira de número 12, que foi dada ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. Na época, a ABL recebeu uma carta com mais de 100 assinaturas de personalidades da cultura brasileira que apoiavam a eleição de Daniel Munduruku.

“Agradeço o apoio que manifestaram carinhosamente o apoio à minha candidatura. Daqui para frente é vida que segue! Continuamos na luta, realizando nossos sonhos e os sonhos de muita gente, é assim que a gente vive. É assim que a gente atua e é assim que vai continuar fazendo”, conclui Daniel em vídeo publicado nesta quinta-feira, 5, no Instagram.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui