Filha de Robin Williams se declara contra IA: ‘Acho perturbador’
Voz de Robin Williams foi recriada com uso de inteligência artificial; filha do ator denuncia uso indiscriminado de IA e apoia greve de roteiristas
19:52 | Out. 02, 2023
Um dos nomes mais importantes da comédia internacional, Robin Williams deixou um legado na arte dos Estados Unidos. Falecido em 2014, aos 63 anos de idade, o ator tornou-se um novo alvo do uso sem autorização de inteligência artificial (IA) para recriação da voz e imagens de pessoas que já morreram.
O caso foi denunciado por Zelda Williams, filha de Robin, em publicação no Story do seu Instagram na última semana. Também atriz, a filha do ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 1995, por “Gênio Indomável”, se declarou contra o uso indiscriminado de inteligência artificial.
LEIA TAMBÉM Filho de Rita Lee recria voz da cantora com inteligência artificial
“Várias pessoas têm treinado esses modelos para criar/recriar atores que não podem dar seus consentimentos, como o papai. Isso não é uma teoria, é algo muito, muito real. Já ouvi inteligências artificiais sendo usadas para fazer a ‘voz’ dele dizer o que quer que as pessoas queiram e acho isso perturbador, com as consequências indo bem além dos meus sentimentos pessoais”, disse.
A artista aproveitou para declarar apoio à greve de atores de Hollywood, no qual uma das reivindicações está relacionada ao uso de inteligência artificial nas produções de filmes e programas de televisão: “Atores vivos têm o direito de criar personagens com seus critérios, a dublar desenhos, a colocar seus empenhos e tempos humanos em prol de suas performances.”.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui