The Crew Motorfest traz mundo aberto com diversos veículos e modos de jogo
Título da Ubisoft, "The Crew Motorfest" expande franquia e apresenta mundo aberto com várias opções de veículos, pistas e atividades. Confira análise do videogameChegando ao terceiro jogo de sua franquia, “The Crew Motorfest” decidiu inovar na hora de correr e investiu em um sistema de mundo aberto, com grande variedade de veículos, modos e playlists, recurso que chega como principal novidade do título.
Desenvolvido pela Ubisoft Ivory Tower e publicado pela Ubisoft, esta obra chega depois de dois jogos da franquia “The Crew”, que foram lançados em 2014 e 2018.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os títulos não chegaram a se firmar entre os mais populares do gênero, mas a Ubisoft não desacreditou do projeto e apostou em uma continuação, lançada no dia 14 de setembro.
O jogo está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. Uma demonstração gratuita, com limite de cinco horas, foi disponibilizada pela Ubisoft até o dia 17.
O sistema de The Crew Motorfest
A principal ideia de “The Crew Motorfest” é oferecer ao público um verdadeiro festival. Nos primeiros minutos, você personaliza seu avatar e recebe algumas informações sobre o mundo do jogo, que se passa na ilha de O‘ahu, no Havaí, Estados Unidos.
Somos apresentados às playlists, que consistem em campanhas temáticas com diferentes corridas e objetivos. Em algumas fases, o propósito é só completar o percurso dentro do tempo. Em outras etapas, é preciso ficar no top 3 ou até vencer.
As playlists, por terem algumas histórias interessantes, suprem um pouco a ausência de um modo história. Com toda a estética de festival, uma campanha principal teria potencial e faz falta.
As direções em The Crew Motorfest
Em relação aos controles, “The Crew Motorfest” não foge do básico. Você acelera, freia, usa nitro, faz o famoso “drift” e troca de marcha. A direção oferece certa dificuldade para quem é novato, mas é possível se acostumar. Quem já tem hábito com o gênero deve se virar sem problemas.
Falando de simuladores (que vão mais pela realidade) e arcades (foco na diversão), o jogo fica entre os dois, como se fosse um “sim-cade”. O bônus é ser um mundo aberto: dirigir nas provas e até indo de uma etapa à outra.
A assistência oferecida é boa. Setas indicam o melhor caminho a se seguir nos traçados e mudam de cor quando você precisa reduzir a velocidade ou acelerar. Em uma das corridas, as setas deram erro e chegaram a sair da pista, mas voltaram ao normal reiniciando o evento.
Variedade em The Crew Motorfest
Um dos pontos fortes do título da Ubisoft é a variedade de veículos, como é costume na franquia. Existem diversos carros, de muitas cores e modelos. Também é possível pilotar aviões, barcos e motos.
Os cenários são bem construídos e apresentam bons gráficos, tanto nas corridas quanto no mundo aberto. Os avatares não estão perfeitos em questão de modelagem, mas não são o foco.
Vencendo corridas e completando playlists, ganhamos novos veículos. Alguns podem ser adquiridos pela loja, com moedas - as que o jogo fornece ou as de compra opcional. Os preços poderiam ser um pouco melhores, considerando os prêmios recebidos.
Legendas e trilha sonora em The Crew Motorfest
Dentre os pontos negativos, um dos principais é a ausência de dublagem em português. Fica difícil acompanhar as histórias de cada playlist tendo que olhar para as legendas e para a pista. Os textos estão todos traduzidos para o português, mas só há áudio em inglês e francês.
A trilha sonora não chegou a ser muito marcante. Existem boas músicas, mas nada que roube a cena como na franquia Fifa, de futebol. A trilha original, feita especialmente para o jogo, segue a mesma linha.
Os sons dos veículos, por outro lado, são bons. Os motores fazem barulho de verdade e trazem aquela imersão na pista.
Conclusão
“The Crew Motorfest” é um bom jogo de corrida, que traz uma proposta interessante de festival em mundo aberto. Falta dublagem, campanha principal e a progressão para ganhar experiência e moedas poderia ser melhor, mas a obra acerta na jogabilidade e nos cenários. A variedade de veículos também é ótima.
O título pode agradar quem sempre gostou da franquia “Forza Horizon” e não vem jogando por ter PlayStation, que não recebe tais jogos. Vale o teste, principalmente para quem assina os serviços da Ubisoft e consegue jogar sem custos adicionais.
Pontos positivos:
- Variedade de veículos
- Cenários bem construídos
- Sistema de mundo aberto
- Mecânica de direção e dicas
- Diversidade de playlists
Pontos negativos:
- Falta de dublagem
- Ausência de campanha principal
- Progressão e custos in-game