Greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim após acordo
Após cinco meses, sindicato de roteiristas de Hollywood resolveu acabar com a greve e realizar acordoO sindicato de roteiristas de Hollywood (WGA, sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira, 26, o fim da greve da categoria nos Estados Unidos. A decisão acontece após a votação que aprovou com unanimidade o acordo fechado com representantes dos estúdios. A paralisação foi encerrada nesta quarta-feira, 27.
The WGA reached a tentative agreement with the AMPTP. Today, our Negotiating Committee, WGAW Board, and WGAE Council all voted unanimously to recommend the agreement. The strike ends at 12:01 am. Check out our deal at https://t.co/c0ULMXhPL7. #WGAStrong pic.twitter.com/7z8kw9xI1p
— Writers Guild of America West (@WGAWest) September 27, 2023É + que streaming. É arte, cultura e história.
O sindicato se reuniu com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês) na noite do domingo, 24. Entre as demandas atendidas estão o acesso ao número de horas assistidas por usuários de séries produzidas pelas plataformas de streaming incluídas na AMPTP, o compartilhamento dessas informações publicamente, e o acesso para produções de todo o mundo.
Os estúdios e serviços de streaming também serão obrigados a informar roteiristas sobre o uso de inteligência artificial, e estão proibidos de obrigar trabalhadores a usar a ferramenta, e nenhum texto elaborado por IA serão considerados autorais.
A decisão encerra a paralisação de cinco meses da categoria. O movimento iniciou no dia 2 de maio, reivindicando melhores condições de trabalho e a regularização do uso de inteligência artificial.
Esta foi a segunda maior greve da categoria na história. A primeira havia sido em 1988, quando a categoria interrompeu atividades por 153 dias consecutivos.
Apesar do avanço com os roteiristas, o sindicato de atores (SAG, sigla em inglês) decidiu continuar em greve nos Estados Unidos. A categoria paralisou atividades em julho.