Greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim após acordo

Após cinco meses, sindicato de roteiristas de Hollywood resolveu acabar com a greve e realizar acordo

O sindicato de roteiristas de Hollywood (WGA, sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira, 26, o fim da greve da categoria nos Estados Unidos. A decisão acontece após a votação que aprovou com unanimidade o acordo fechado com representantes dos estúdios. A paralisação foi encerrada nesta quarta-feira, 27. 

O sindicato se reuniu com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês) na noite do domingo, 24. Entre as demandas atendidas estão o acesso ao número de horas assistidas por usuários de séries produzidas pelas plataformas de streaming incluídas na AMPTP, o compartilhamento dessas informações publicamente, e o acesso para produções de todo o mundo.

Os estúdios e serviços de streaming também serão obrigados a informar roteiristas sobre o uso de inteligência artificial, e estão proibidos de obrigar trabalhadores a usar a ferramenta, e nenhum texto elaborado por IA serão considerados autorais.

A decisão encerra a paralisação de cinco meses da categoria. O movimento iniciou no dia 2 de maio, reivindicando melhores condições de trabalho e a regularização do uso de inteligência artificial.

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

Esta foi a segunda maior greve da categoria na história. A primeira havia sido em 1988, quando a categoria interrompeu atividades por 153 dias consecutivos.

Apesar do avanço com os roteiristas, o sindicato de atores (SAG, sigla em inglês) decidiu continuar em greve nos Estados Unidos. A categoria paralisou atividades em julho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Hollywood Greve dos Roteiristas sindicato de atores vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar