Letícia Sabatella diz que diagnóstico de autismo foi libertador
Diagnosticada oas 52 anos, a atriz Letícia Sabatella revela detalhes da condiçãoA atriz Letícia Sabatella revelou ter sido diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 52 anos. Segundo ela, após anos sendo chamada de "maluca", a sensação do diagnóstico foi libertadora.
"Sempre fui reconhecida como pisciana, artista, sonhadora, romântica, idealista. Até em algumas situações mais abusivas como maluca”, contou. "A sensação foi libertadora. Estou nesse flerte de buscar a melhor compreensão sem desespero algum em relação a isso”, afirmou a artista em entrevista ao Fantástico, neste domingo, 17.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme o relato, Letícia diz se perceber diferente desde os nove anos. "Quando eu tinha nove anos, todas as meninas do colégio pararam de falar comigo, pelo meu jeito. Eu não entendia o porquê", relembra.
A atriz ainda detalhou algumas condições geralmente presentes do espectro como hipersensibilidade a sons e ao toque, imaginário aflorado e foco em algumas áreas da vida, por exemplo, os estudos.
"Eu tinha um mundo imaginário muito rico. Eu ficava apaixonada pelas coisas. Um prego tinha vida. Tem horas que chego a passar mal (em reação ao barulho). Parece uma agressão. Gosto muito do toque, mas se alguém fica fazendo assim [alisando], dá vontade de pedir para parar", contou.
Leia também | Autismo em adultos: conheça as histórias de famosos com o diagnóstico
Diagnosticada tardiamente, Letícia revela estar estudando sobre o assunto. "Estou aprendendo sobre esse assunto. Não sei sobre ele. Eu sei sobre mim, muito intuitivamente. Essa é o valor de um bom diagnóstico para margear o caminho. Uma pessoa que não se conhece fica mais suscetível a ser oprimida", compartilha.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui