Fernando Botero, famoso artista colombiano, morre aos 91 anos
O colombiano Fernando Botero morre aos 91 anos, deixando um legado de obras conhecidas pelo bom-humor e afetividadesO artista colombiano Fernando Botero morreu nesta sexta-feira, 15, aos 91 anos em sua casa em Mônaco. Era um renomado pintor, escultor e desenhista, popularizado como pintor de “gordinhos”. A informação sobre seu falecimento foi divulgada pelo jornal “El País”.
Cinco meses atrás, o escultor tinha perdido sua esposa, a artista Sophia Vari. Além do grande legado no mundo artístico, ele deixou três filhos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Botero iniciou sua carreira no final da década de 1940, trabalhando como ilustrador no jornal “El Colombiano”. Enquanto trabalhava para o veículo, foi influenciado pelas obras do italiano Piero Della Francesca (1415-1492), construindo a partir disso seu próprio estilo.
LEIA TAMBÉM| Pinacoteca do Ceará recebe exposição de Leonilson em dezembro
Por sua técnica, o colombiano foi relacionado a uma arte que tinha o bom-humor presente. As grandes pinturas e esculturas de bronze trouxeram fama ao pintor.
“Não pintei uma única gorda em minha vida. Expressei o volume, busquei dar protagonismo ao volume, torná-lo mais plástico, mais monumental, quase uma comida, por assim dizer, arte comestível. A arte deve ser sensual, digo nesse sentido”, afirmou ao ser questionado sobre seu estilo.
Ele dizia que sua pintura era sobre “temas afetivos, porque a pintura foi fundada sobre temas afetivos”. “Vê-se que os pintores trabalharam a exaltação da vida, em meio a grandes tragédias. Por exemplo, o impressionismo: quem já viu um quadro impressionista deprimente? E isso entre guerras e tragédias, mas a pintura mantinha uma atitude positiva perante a vida” explicou.
Leia mais
Teve seu trabalho exposto em 2011 no Brasil, em uma mostra individual na cidade de São Paulo. Com mostra intitulada “Dores da Colômbia”, o artista trouxe críticas a violência de seu país, causada por disputas entre militares, políticos e guerrilheiros, como também pelo narcotráfico.
A morte de Botero foi lamentada pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Em sua conta no X, antigo Twitter, escreveu: “Morreu Fernando Botero, o pintor de nossas tradições e defeitos, o pintor de nossas virtudes. O pintor de nossa violência e da paz”.
Leia mais
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.