Secult-CE confirma reforma do Teatro Carlos Câmara para setembro

Serviços de manutenção do Teatro Carlos Câmara devem durar 90 dias, segundo a Pasta. Orçamento previsto é de R$ 919 mil reais

18:10 | Set. 15, 2023

Por: Lara Montezuma
Reformas do Teatro Carlos Câmara envolvem revisão das instalações elétricas; pintura da fachada e mais (foto: Aurelio Alves)

As reformas estruturais do Teatro Carlos Câmara começam na próxima semana, de acordo com informações divulgadas ao Vida&Arte pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult - CE).

O equipamento está fechado para o público desde março de 2020, em decorrência da pandemia de covid-19 e de "problemas na rede elétrica e na infraestrutura" que perduraram por três anos.

A ordem de serviço para a manutenção do equipamento já foi emitida pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e direciona o orçamento de R$ 919.118, 97 para o reparo. As obras abrangem pintura das fachadas, realização de piso externo, revisão das instalações elétricas e instalações de lógica, e demais modificações.

LEIA MAIS | Cearense está na semifinal de prêmio internacional de literatura

As obras devem durar 90 dias e, segundo Fernando Piancó, diretor do teatro, a previsão é que o funcionamento total retorne no início de 2024. Além da manutenção física, a Secult-CE realizará licitação para "aquisição de equipamentos de iluminação, som e vestimenta cênica".

Um chamamento público também deverá ser divulgado após a reabertura e, ainda de acordo com as informações da Pasta, o Teatro será gerido em parceria com uma organização social a partir de então.

Teatro Carlos Câmara

Localizado no Centro, o teatro foi inaugurado em outubro de 1974 como Teatro da Emcetur. O nome fazia referência à proximidade com a instituição turística. Ponto de fruição artística nas primeiras décadas de funcionamento, o espaço foi fechado em 1994 e só reabriu as portas em 27 de março de 2013, já com o nome Teatro Carlos Câmara. 

O equipamento manteve ações até 2020 por meio de ocupações artísticas e culturais, resultado de chamadas públicas. Alguns dos projetos foram "Projeto É o Gera" (2017) e "Ocupação Tradição, do Cariri a Fortaleza" (2019).

LEIA TAMBÉM | Jorge Vercillo faz show em Feira de Artesanato de Fortaleza

A programação presencial foi interrompida em março de 2020, em decorrência da covid-19, sendo substituída pela virtual. Após o período pandêmico, o espaço passou a realizar apenas atividades pontuais, como ensaios de grupos e gravações de projetos.

A história do local será revisitada na série “Raio-X dos Espaços Culturais”, projeto exclusivo da plataforma O POVO+. A reportagem, que será lançada ainda no mês de setembro, também analisa os desafios e projeções do teatro. 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui