Cearense está na semifinal de prêmio internacional de literatura
Cearense de Limoeiro do Norte, Stênio Gardel lançou "A palavra que resta", seu romance de estreia pela editora Companhia das LetrasO escritor cearense Stênio Gardel foi selecionado para a semifinal do National Book Award, uma das principais premiações internacionais de literatura. O autor concorre na categoria “Tradução” com “A palavra que resta”, seu romance de estreia, lançado em 2021.
Publicado pela Companhia das Letras, “A palavra que resta” foi finalista da categoria "Romance Literário” no 64º Prêmio Jabuti, mais tradicional prêmio literário do Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O livro acompanha Raimundo, um homem analfabeto que viveu um grande e secreto amor na juventude. 50 anos após a relação, ele decide se alfabetizar para poder ler uma carta recebida pelo amado na juventude.
Natural de Limoeiro do Norte, município localizado no Vale do Jaguaribe, Stênio Gardel é especialista em Escrita Literária. “A palavra que resta” será adaptado aos cinemas pela Prodigo Films.
LEIA TAMBÉM Curso de literatura estuda obras de escritoras negras brasileiras
O romance do cearense compete pelo prêmio com outras nove publicações de nacionalidades diversas, como "A porta da viagem sem retorno", do franco-senegalês David Diop, e "Os abismos", da colombiana Pilar Quintana.
Bruna Dantas Lobato foi a responsável pela tradução de "A palavra que resta" para o inglês. A lista dos cinco finalistas será revelada no dia 3 de outubro. Já a divulgação dos vencedores do National Book Award irá ocorrer no dia 15 de novembro. O prêmio vai ser de US$ 10 mil, que será dividido igualmente entre o autor e o tradutor.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui