Pinacoteca do Ceará recebe aula gratuita sobre ética na curadoria

A curadora, crítica, pesquisadora e escritora Clarissa Diniz irá ministrar aula aberta "Ética, violência e curadoria" na Pinacoteca do Ceará nesta sexta, 15

14:02 | Set. 13, 2023

Por: João Gabriel Tréz
Exposição Todo mundo é, exceto quem não é - 13ª Bienal Naifs do Brasil é mote da aula aberta; na foto, registro da montagem no Sesc Belenzinho em 2017 (foto: divulgação)

Nesta sexta-feira, 15, a Pinacoteca do Ceará promove a aula aberta "Ética, violência e curadoria: (des)cuidados da prática curatorial", com a curadora, crítica de arte e pesquisadora Clarissa Diniz. O evento acontece a partir de 17h30min, é gratuito e terá acessibilidade em Libras.

A convidada pernambucana compartilha reflexões a partir de experiência ocorrida em 2016 que reuniu, em diálogo, obras de artistas considerados "naif" (conceito que se refere a pessoas autodidatas) e outros nomes "consolidados".

O mote da fala é a exposição "Todo mundo é, exceto quem não é - 13ª Bienal Naifs do Brasil", no Sesc Piracicaba, com curadoria de Clarissa, Claudinei da Silva e Sandra Leibovici. A pesquisadora se debruça no encontro entre a artista indígena Carmézia Emiliano e o soteropolitano Jayme Fygura que se deu na mostra.

Clarissa é pesquisadora de arte contemporânea com foco em noções de crítica, curadoria, circulação e arte brasileira. Ela foi uma das curadorias da exposição “À Nordeste” e trabalhou com instituições como o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (PE), Itaú Cultural (SP) e Museu de Arte do Rio (RJ).

Aula aberta "Ética, violência e curadoria: (des)cuidados da prática curatorial", com Clarissa Diniz

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui