Lexa é diagnosticada com doença autoimune: ‘Memória curta'
A cantora Lexa convive com a inflamação da Tireoidite de Hashimoto, doença autoimuneA cantora Lexa revelou o diagnóstico de uma doença autoimune que tem como uma das principais características o esquecimento. A inflamação da Tireoidite de Hashimoto, citada pela cantora, é uma das causas do hipotireoidismo que carrega.
"Percebi algumas coisas, mas o esquecimento era o pior de todos. Fui fazer os exames que a minha ginecologista pediu. E aí eu descobri que tenho a Tireoidite de Hashimoto. A minha memória é meio curta, tenho esquecimentos o tempo inteiro", afirmou a cantora em entrevista podcast PodPeople na última segunda-feira, 11.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além da perda de memória, outros sintomas foram revelados por Lexa. Cansaço, lentidão de raciocínio, dificuldade para perder peso foram alguns deles. "Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito triste. Ninguém quer ter uma doença autoimune", disse.
A cantora ainda defendeu que tornar a condição pública partiu do desejo de alertar outras mulheres sobre a doença. "E aí as pessoas ficavam me criticando na internet: 'Ela fez harmonização facial'. Não, gente. Eu tenho uma doença autoimune. Falei assim: 'Agora preciso falar sobre isso pois muitas mulheres têm e não sabem. Às vezes estão em quadros depressivos", argumentou.
O que é Tireoidite de Hashimoto?
Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, provocando o hipotireoidismo. Como um das causas tem a Tireoidite de Hashimoto (também de causa autoimune), retirada cirúrgica da tireóide ou tratamento com iodo radioativo. Algumas crianças nascem com hipotireoidismo porque não têm a tireóide ou porque a glândula não funciona como o esperado. O popular teste do pezinho faz o diagnóstico e a criança deve ser tratada o mais rápido possível. O tratamento é para a vida toda. (Ministério da Saúde)
Sintomas:
- Depressão;
- Desaceleração dos batimentos cardíacos;
- Intestino preso;
- Menstruação irregular;
- Diminuição da memória;
- Cansaço excessivo;
- Dores musculares;
- Sonolência excessiva;
- Pele seca;
- Queda de cabelo;
- Ganho de peso;
- Aumento do colesterol no sangue.
Leia mais
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui