Oscar 2024: "Retratos Fantasmas" é escolhido para representar Brasil

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou que "Retratos Fantasmas", documentário de Kleber Mendonça Filho, será o representante do País no Oscar 2024

12:33 | Set. 12, 2023

Por: João Gabriel Tréz
Filme "Retratos Fantasmas" está em cartaz nos cinemas de Fortaleza (foto: Divulgação)

O Brasil será representado na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2024 pelo documentário "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho ("Bacurau"). A produção foi anunciada como representante do País nesta terça, 12, pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

A obra, que está atualmente em cartaz no Brasil, explora a história do centro de Recife a partir das salas de cinema de rua da região. A estreia do filme ocorreu no Festival de Cannes de 2023, em maio. No circuito comercial, "Retratos Fantasmas" estreou em 24 de agosto.

O processo para escolha do representante brasileiro no Oscar 2024 contou com a presença de dois filmes cearenses no páreo. Inicialmente, 28 longas foram considerados habilitados pela entidade para participarem do processo. A lista contava com duas produções do Ceará: "Estranho Caminho", de Guto Parente, e "Mais Pesado é o Céu", de Petrus Cariry.

Na segunda etapa, a seleção foi diminuída para seis filmes pré-finalistas, com "Estranho Caminho” passando para a fase final. Completaram a lista “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho; “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho; e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui.