Manoel Soares emociona a web com vídeo acalmando filho autista

O apresentador Manoel Soares emocionou os internautas ao postar um vídeo acalmando seu filho autista em uma crise de regulação; confira

21:35 | Set. 12, 2023

Por: Isabel Prado
Manoel Soares emocionou a web a postar um vídeo acalmando seu filho autista, de 4 anos de idade, em uma crise de regulação (foto: Reprodução/Instagram Manoel Soares )

O jornalista Manoel Soares emocionou a web nessa segunda-feira, 11, após postar um vídeo na rede social acalmando seu filho Ezequiel, de 4 anos de idade, que é autista e estava em uma crise de regulação. 

Na gravação, é possível ver Ezequiel deitado no chão e Soares tentando levantá-lo com brincadeiras. 

“Não é com gritos ou impondo nossa autoridade que educamos uma criança autista. Mais importante que ensinar a ela as regras sociais de nosso mundo, é entender as regras sociais do mundo dela”, disse o apresentador na legenda do vídeo que foi postado. 

Precisamos enxergar as pessoas com autismo no Brasil; VEJA 

Nas imagens, o apresentador narra como consegue ajudar o pequeno no momento de tensão. 

Vídeo: assista a Manoel Soares acalmando filho autista

Manoel Soares emociona a web com vídeo acalmando filho autista; veja vídeo: https://t.co/OweBgWqcpN pic.twitter.com/lR5vzkyrf5

— O POVO (@opovo) September 13, 2023


Narração de Manoel Soares no vídeo 

“Vamos lá: como é que a gente faz pra que uma criança autista, com crise de regulação, que quis ficar deitada no chão, se levante? Primeiro que não é gritando, pedindo pra ela se levantar. Isso só vai deixá-la mais tensa”.

“Se a gente quer distensionar, a gente tem que brincar. Eu, nesse momento, optei pelo brincadeira da ponte. Brincadeira pra criança, gente, é coisa séria. No caso da criança autista, então, é mais sério ainda”.

Noiva emociona ao amamentar filha no altar durante o casamento; ENTENDA 

“Conforme eu fui vendo que começou a brotar uns pequenos sorrisos, umas risadinhas de fundo, eu fui vendo que a atenção dele não tava mais tensa, que ele já tava mais meu amigo e que o chão era importante pra ele. Vem cá: se o chão é importante pra ele, eu vou ficar no chão”. 

“Aí, eu chamei ele pra ficar do meu lado, pra sentar comigo e comecei a contar pra ele como é que eu tava me sentindo. Puxei ele mais pra perto, mas continuei brincando. Tem que brincar, gente. A brincadeira é a linguagem que o autista mais gosta”.

“Aí você traz, abraça, pede um beijo. Aos poucos, você vai ver que ele , do jeitinho dele, vai pedindo desculpa. E, aí, tudo se acalma. É assim que a gente cuida deles”. 

Menina de três anos conversa com porteiro e vídeo viraliza: "Pode subir, eu assino"; CONFIRA