Morre colunista cearense Flávio Torres, aos 79 anos de idade
Colunista social, Flávio Torres morreu nesta segunda-feira, 11, em decorrência de uma infecção generalizadaMorreu nesta segunda-feira, 11, o jornalista Flávio Torres. Considerado um dos principais nomes do colunismo social do Ceará, Flávio estava internado no Hospital Antônio Prudente há cerca de um mês em decorrência das sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Com uma carreira de quase 50 anos na comunicação, Flávio era reconhecido entre as personalidades políticas, sociais e empresariais de todo o Ceará e mantinha uma coluna social no jornal O Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A coluna social é tratada como algo fútil, uma frivolidade. O interessante do trabalho do Flávio era a representatividade na construção da história da sociedade cearense. As matérias que o Flávio produzia traziam esse conhecimento, era um outro ângulo da história do Ceará. No seu trabalho, ele noticiava sobre autoridades, as solenidades, as posses… Então, ele, enquanto colunista social, narrava e registrava a história nos últimos 50 anos do Ceará e de Fortaleza”, relembra Iratuã Freitas, amigo de Flávio.
Parceiros de trabalho, Iratuã conta que conheceu Flávio Torres quando iniciou no O Estado, em 2004. “Faz 20 anos que a gente se conheceu. No começo eu ia aos eventos [sociais] e ficava preocupado em capturar as melhores fotos pra coluna dele. Acabou que a parceria profissional virou uma grande amizade”, diz.
Iratuã detalha que, mesmo debilitado, Flávio seguiu trabalhando até meados de março. O colunista cearense havia sofrido AVC há algum tempo e foi alocado no Lar Torres de Melo. Na clínica de repouso, Flávio recebia visitas de amigos de longa data, como Iratuã Freitas.
Há cerca de um mês, o jornalista teve uma piora em seu quadro de saúde e precisou ser internado na UTI do Hospital Antônio Prudente, localizado no bairro de Fátima. Iratuã detalha que a causa da morte do colunista se deu por uma infecção generalizada. “Ele partiu por volta das 15 horas e a equipe do hospital disse que ele estava tranquilo, sereno. Eu sei que agora ele descansou.”.
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas (SindJor), Flávio Torres solicitou ser cremado e que não houvesse velório. A data da cremação ainda não foi divulgada.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui