Há 10 anos, Beyoncé homenageava cearense em show no Castelão
A diva pop mundial Beyoncé citou André Salgado, fotógrafo do O POVO e fã de carteirinha que morreu meses antes de conseguir ir ao show da artistaExatos dez anos se passaram e a presença de Beyoncé em Fortaleza ainda ecoa na memória dos cearenses. Por maior que seja a grandeza da artista, um fato ainda mais simbólico chamou atenção dos fãs da cantora naquela noite em setembro de 2013: a diva pop mundial citava André Salgado, fotógrafo do O POVO e fã de carteirinha que morreu meses antes de conseguir ir ao show da artista.
Com passagens compradas e hotel reservado, André iria ao show da cantora na edição do Rock in Rio daquele ano, em novembro, mas morreu até mesmo antes da confirmação de que Beyoncé viria a Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante um pout-pourri de “I Will Always Love You” (de Whitney Houston) e “Halo”, momento do show destinado a homenagens, Beyoncé pronunciou o nome de André e apontou para cima. A memória do fotógrafo ecoou no Castelão e, naquele momento, se consagrava o amor de fã e a fé dos amigos.
“Eu não tenho dúvida nenhuma de que ele estava lá. Era um sonho dele viver isso. Porque era uma energia muito forte e eu não tô falando só do meu desejo particular, tinha muita gente torcendo para que desse certo. A gente conseguiu, ela cantou para o André", conta Bruno de Castro, jornalista amigo de André e idealizador da campanha.
"Há quem acredite que, nesse mesmo dia do show, houve uma formação no céu entre a lua e uma estrela muito próxima. Dava a entender que era um sorrisinho dele e um sinalzinho que ele tinha no rosto, como se fosse ele olhando pra gente lá de cima”, segue.
Para que Beyoncé falasse de André, a movimentação foi intensa. Bruno explica que escreveu cartas em inglês, falou com a produção do show em Fortaleza, produziu cartaz com foto de André para o show e publicou a campanha no Facebook. Nas redes sociais, o movimento teve mais de 3 mil compartilhamentos.
“A ideia era fazer uma campanha para que aqui, em dado momento do show, a Beyoncé fizesse uma homenagem para ele. A gente tá falando de uma mulher que já era grande naquela época, hoje em dia muito mais, então eu falava ‘meu Deus, o que é que eu posso fazer para chegar nessa mulher?’”, explica o amigo.
Além da mobilização nas redes sociais, Bruno defende que uma “última cartada” foi crucial para chamar ainda mais atenção de Beyoncé: a produção dos cartazes com foto e nome de André, que foram erguidos pelos amigos durante o show da Queen B.
“Ela leu um cartaz com foto dele. Na hora que ela se aproximou da gente, levantamos o cartaz. Foi aí que ela viu, apontou e falou o nome dele. Enfim, o que aconteceu foi decorrente também dela ter visualizado esse cartaz”, diz. Bruno e os amigos estavam em uma área próxima ao palco.
“Só quem viveu uma amizade na intensidade que nós vivemos entende a imensidão daquele simples 'André' que ela falou no meio do refrão de 'Halo'. Pode parecer pequeno pra muita gente, mas pra mim foi um jeito de a Beyoncé ajudar a deixar o André eterno”, ressalta.
Como André Salgado morreu?
André Salgado faleceu na manhã do dia 26 de maio de 2013 ao cair do 21º andar do Condomínio Jardins do Alto, localizado na zona Leste de Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) de Natal, André estava fotografando amigos na sacada do 21º andar do edifício, quando, ao passar de uma laje para outra, se desequilibrou e caiu.
Relembre o show de Beyoncé em Fortaleza:
Ao som de “Run the World”, ela surgiu no palco às 20h55min, quase meia hora depois do previsto. “Fortaleza, Brasil, não acredito que tanta gente veio aqui hoje. Muito obrigada”, disse em inglês.
Acompanhada de oito bailarinas e dois dançarinos que se revezavam no palco, dançando até balé clássico, Beyoncé foi num crescente. O auge veio com a famosa “Single Ladies”. Em “Crazy in Love” a artista fez questão de agradecer aos fãs que passaram o dia todo na fila, à sua espera. “Halo” e “1+1”, cantada sobre um piano, foram outros grandes momentos.
Apesar da expectativa do público, Beyoncé não cantou todas as músicas do setlist. Entre as quatro faixas dispensadas, “Survivor” foi a mais sentida pelos fãs. A diva também não fez bis ao fim da apresentação, que terminou às 22h47min.
Estima-se que 35 mil fãs foram à Arena Castelão ver o show da cantora Beyoncé. (Colaboraram Elisa Parente, Raphaelle Batista, Domitila Andrade e Eduardo Siqueira)
Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:
Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente