Léo Lins tem R$ 300 mil bloqueados após falas discriminatórias
Léo Lins pode pagar uma pena e 4 a 10 anos de reclusão em caso de condenação
10:01 | Set. 06, 2023
Léo Lins, 41, virou réu acusado de “promover ódio e enredos discriminatórios, injuriosos e humilhantes, contra negros, pessoas com deficiência e nordestinos”. O humorista teve os canais do YouTube e TikTok suspensos e R$ 300 mil bloqueados em suas contas bancárias. A informação foi confirmada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).
“Delitos de ódio praticados pelo humorista tornaram-se alvos de uma força-tarefa do MPSP por intermédio do CyberGaeco e da Promotoria de Direitos Humanos. Segundo as investigações, o acusado desafia autoridades de vários Estados em seus shows e nas redes sociais. As autoridades atuaram no sentido de impor multas caso o humorista seguisse divulgando conteúdos capazes de humilhar, constranger e injuriar minorias”, explica parte do processo.
“Piada” com criança do Ceará
Em julho de 2022, em vídeo publicado nas redes sociais, o humorista cita a história de um menino do Ceará que passou no Teleton, programa do SBT que arrecada doações em dinheiro para crianças com deficiência.
“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Eu vi um vídeo de um garoto do interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e todos estão felizes e tomam banho”, disse Leo Lins.
A condição citada por Lins é quando ocorre o acúmulo de líquido na cavidade craniana. A doença causa expansão dos ventrículos cerebrais e ósseos, provocando danos na estrutura encefálica. Se a hidrocefalia não for tratada, o aumento da pressão causará danos cerebrais.
O MPSP ofereceu a denúncia e o humorista pode pagar uma pena e 4 a 10 anos de reclusão em caso de condenação. A defesa do réu recorreu das primeiras medidas cautelares impostas a ele, mas o Tribunal de Justiça indeferiu o recurso da defesa.
Leia mais
-
Fábio Porchat defende Léo Lins após remoção de vídeo: ‘Censura’
-
MPCE pede que Justiça proíba Leo Lins de fazer piadas preconceituosas em Fortaleza
-
OAB-CE entra com representação contra Léo Lins após polêmica envolvendo hidrocefalia
-
Após piada com hidrocefalia, Léo Lins comemora vendas de ingresso em Fortaleza
Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:
Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui.