Livro inédito de Pedro Rhuas é vendido ilegalmente; autor pede ajuda
"O mar me levou a você", novo livro do escritor potiguar Pedro Rhuas, teve cópias vendidas ilegalmenteUm dos nomes mais conhecidos entre os autores nacionais contemporâneos, Pedro Rhuas lança, na próxima quarta-feira, 30, seu segundo livro “O mar me levou a você”. Com lançamento oficial marcado para ocorrer durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, a publicação, no entanto, foi desviada e cópias ilegais estão sendo vendidas sem o conhecimento do autor.
“A amiga de um leitor encontrou exemplares de ‘O mar me levou a você’ em um sebo no centro histórico de Recife. Ela enviou uma foto do livro para o seu amigo, que me informou. Foi assim que percebemos a primeira evidência de uma cópia ilegal desviada da tiragem oficial da obra inédita”, explica Pedro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o escritor de 27 anos de idade revela que, até o momento, cópias ilegais foram identificadas em algumas cidades do Nordeste, com destaque para Recife e Teresina. Na capital do Piauí, a publicação foi encontrada à venda em um estande do 21º Salão do Livro do Piauí (Salipi), evento literário realizado nas primeiras semanas de agosto.
Em contato com a organização do 21º Salipi, a assessoria de imprensa do evento explica que “a comercialização realizada pelos livreiros/expositores nos estandes disponíveis no evento é feita exclusivamente por cada livreiro/expositor, sendo deles a responsabilidade pelo material vendido, lucro e manutenção do espaço durante o evento”.
Na nota, a Fundação Quixote, realizadora do Salão do Livro do Piauí, reforça o repúdio à comercialização ilegal de livros e produtos associados, e que não tolera “qualquer violação às regras contratuais e regimento interno do evento”. “A organização informa ainda que está apurando mais detalhes sobre o fato, e está aberta ao contato direto com os envolvidos com a situação”, acrescenta.
Publicadas pela Editora Seguinte, selo pertencente à Companhia das Letras com foco na literatura jovem-adulto, o autor afirma que, segundo informações dadas pela editora, as “cópias ilegais encontradas à venda não fazem parte da tiragem oficial do livro”.
Pedro Rhuas pede ajuda a leitores para denunciar vendas ilegais
Autor do best-seller “Enquanto eu não te encontro”, de 2021, que contabiliza mais de 10 mil cópias por todo o País, Pedro se preparava para o lançamento do novo livro em escala nacional. Entre ações de marketing e virais nas redes sociais, o jovem escritor desabafa sobre a situação ocorrida com o produto de seu trabalho.
“É chocante ver meu romance inédito sendo tão desrespeitado, vitimado por um crime cuja existência jamais passaria pela minha mente. Já é complicado para escritores viverem da escrita no Brasil, e para jovens autores LGBTQIAP+, fora de centros como Rio de Janeiro e São Paulo, os obstáculos para ingressar e permanecer no mercado editorial tradicional são ainda maiores. Me senti ameaçado e preocupado, não só por mim, mas por todos os escritores que acreditam no poder transformador dos livros”, lamenta o autor em entrevista ao O POVO
Contando com o apoio dos leitores, Pedro solicita a ajuda para identificar as cópias ilegais e denunciar a comercialização. Ao encontrar cópias de “O mar me levou a você” sendo vendidas antes do dia 30 de agosto, o escritor indica entrar em contato com a Editora via e-mail (sac@companhiadasletras.com.br) e fornecer detalhes sobre a comercialização, além de fotos e endereço do estabelecimento.
Com lançamento oficial mantido para a próxima quarta-feira, 30, lojas parceiras, plataformas de e-commerce e livrarias físicas irão comercializar “O mar me levou a você” com o selo de “Exemplar original/Venda autorizada”, para identificar que a cópia é legal.
“Apesar da séria violação de direitos autorais que ocorreu contra mim, a minha obra e a Editora Seguinte, a intenção é não prejudicar os muitos leitores que apoiaram o livro até o momento e aguardam ansiosamente por suas cópias legítimas. Na Bienal, o livro estará disponível com brindes limitados, incluindo meu autógrafo”, acrescenta.
Conheça Pedro Rhuas, autor de “O mar me levou a você”
Vivendo atualmente na praia de Barreiras, no município de Icapuí, no Ceará, Pedro Rhuas iniciou na literatura “como uma forma de encontrar meu lugar no mundo”. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o autor explica que suas obras são “reparações históricas” ao dar protagonismo a narrativas nordestinas e também da comunidade LGBTQIAP+.
“Eu brinco com clichês e desfaço estereótipos de representação das pessoas nordestinas na mídia. Sou inspirado pelos lugares ao meu redor, pelas belezas do Nordeste e pelos sonhos de pessoas queer por uma sociedade mais inclusiva e diversa”, diz.
Em "O mar me levou a você", Pedro leva o leitor ao ambiente de Canoa Quebrada, no Ceará. Com uma história narrada no litoral nordestino, o livro segue o surfista Matias e o estudante de turismo Júlio em uma paixão avassaladora de verão. “O destino deles se cruza durante um verão inesquecível, quando ambos se deparam com sinais do universo e uma conexão intensa”, comenta.
Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+
Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui