Dragão do Mar anuncia mudança na gestão do Cinema do Dragão

Pesquisador e crítico Fabio Rodrigues Filho assume as funções de curador e programador das salas do Cinema do Dragão após saída da crítica e professora Kênia Freitas

16:07 | Ago. 23, 2023

Por: João Gabriel Tréz
Novo gestor do Cinema do Dragão, Fabio Rodrigues Filho assume programação e gestão das salas do equipamento (foto: divulgação)

O Cinema do Dragão terá à frente da curadoria e programação a partir deste mês o pesquisador, crítico e montador baiano Fabio Rodrigues Filho. Ele sucede a crítica, professora e curadora capixaba Kênia Freitas no cargo. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 23.

Pesquisador da história do cinema brasileiro a partir de atores negros, Fábio atuou na comissão de seleção de diferentes eventos de audiovisual pelo País, como FestCurtasBH, Festival Internacional do Audiovisual Negro e CachoeiraDoc.

Além da pesquisa e da curadoria, ele também é realizador dos filmes "Tudo que é apertado rasga" (2019) e "Não vim no mundo pra ser pedra" (2022), além de trabalhar como montador, crítico, cineclubista e cartazista. 

No Ceará, o profissional também atuou como professor de montagem em cursos livres de equipamentos como Porto Iracema das Artes, Vila das Artes e Centro Cultural Bom Jardim.

Em material divulgado pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o novo gestor aponta apostar na continuidade de políticas do equipamento e dos processos de expansão das ações do Cinema do Dragão para além das sessões. 

Cinema do Dragão: troca de gestão

Kênia assumiu a gestão do Cinema do Dragão em março de 2022 e deixa o cargo para assumir como professora efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Sergipe (UFS).

RELEMBRE | Confira entrevista com a curadora Kênia Freitas no início da gestão

Entre ações promovidas no equipamento no período, estão a 9ª Mostra Retroexpectativa; o "Ciclo Godard", em homenagem ao cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard; "O Cinema de Ousmane Sembène", em alusão ao centenário do realizador senegalês; e a mostra "Fortaleza à Margem", que marcou a reabertura da sala 1 do Cinema.

A gestão também contou com as estreias semanais nas salas, sempre com foco em cinema brasileiro e nordestino, além de série de exibições especiais de produções nacionais e cearenses e de ações em consonância com o Núcleo de Articulação Territorial (NAT). 

A seletiva que culminou na escolha de Kênia, ocorrida em 2022, também teve Fábio como um dos postulantes ao cargo. Com a saída da pesquisadora, ele assume as funções de gestão do Cinema.

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui