Chefs reúnem histórias e receitas da gastronomia cearense em livro

"Ceará à Mesa" traz histórias de 12 insumos cearenses e receitas dos chefs Bernard Twardy, Élcio Nagano e Fernando Barros

Há duas décadas, um trio de amigos decidiu reunir seus conhecimentos e experiências na culinária para construir um novo trajeto na gastronomia do Ceará.

O grupo de chefs renomados formado por Bernard Twardy, Élcio Nagano e Fernando Barroso, em conversas despretensiosas e rotineiras, então deram início ao “Ceará à Mesa”, projeto que tem como proposta principal valorizar os insumos cearenses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Eu lembro que o início do projeto ocorreu em conversas informais ao redor da mesa. Não lembro exatamente do ano, mas acredito que tudo começou há cerca de 20 anos”, recorda Élcio Nagano.

Na troca de ideias, dicas e orientações entre chefs, Élcio, juntamente com Bernard e Fernando construíram o “Ceará à Mesa”, que parte em busca do reconhecimento dos produtos culinários do Estado e do desenvolvimento da cultura gastronômica por toda a região.

Como resultado de anos de histórias e vivências no estudo gastronômico e na cozinha de seus restaurantes, os amigos de longa data e parceiros de profissão lançam nesta segunda-feira, 21, o livro “Ceará à Mesa: Sabores, histórias e receitas”, às 19 horas, no Senac, localizado na avenida Desembargador Moreira, no bairro Aldeota.

LEIA TAMBÉM Chef e pesquisador Fernando Barroso desbravou o Ceará pela gastronomia

Concebido por Fernando Barroso, o “Ceará à Mesa” parte da idealização do chef cearense em fomentar a gastronomia do Estado, além de propagar os sabores do Ceará, fortalecendo o desenvolvimento gastronômico-cultural de todos os municípios cearenses.

Pesquisador desde antes de adentrar no universo da gastronomia, Fernando uniu a vontade de aprimorar os conhecimentos na área com o desejo de desenvolver a culinária na terra do sol.

“Fernando era um pesquisador nato, sempre teve essa veia de explorador na nossa profissão. Ele conversava com os produtores, fabricantes… E estava sempre em busca de ampliar os conhecimentos sobre os produtos que temos no Ceará. Fernando pensava em como oferecer o melhor para a gastronomia da região”, descreve Bernard Twardy, sobre o amigo que faleceu no último 18 de julho.

Bernard Twardy, chef franco-alemão, assim como Élcio Nagano, fez morada em Fortaleza e, com a inspiração de Fernando, ampliou seu interesse nos insumos provenientes das terras do Ceará.

No livro que será lançado na segunda-feira, 21, o trio de chefs selecionou doze insumos para dar partida à pesquisa que explorou a origem, história, curiosidades e formas de preparo nas cozinhas cearenses.

Chef corporativo do Beach Park, Bernard comenta que a publicação do livro é a realização de um sonho planejado há um longo tempo. “Daqui alguns anos vai ter um jovem que vai ler o livro e pensar ‘que pessoas loucas’”, brinca.

Conheça a plataforma "Ceará à Mesa:

Clique aqui para assistir no Youtube

Os insumos escolhidos durante o processo de reconhecimento do produto local foram: caju, queijo coalho, carne de sol, lagosta, caranguejo, caprinos, suínos, camarão, tilápia, capote, atum e vegetais.

Professor de Gastronomia e especialista na culinária oriental, Élcio Nagano revela que nem todos os 12 insumos estavam previstos no projeto desde o início: “Me lembro que o suíno não estava na lista inicial…”.

O produto é apresentado nas páginas do “Ceará à Mesa” a partir da literatura grega datada do século III a.C, até a utilização do porco na feijoada tradicional brasileira.

Além da trajetória do insumo que atualmente integra a cozinha cearense, o livro também traz a receita de tártaro de bochecha suína com espaguete de cebola, criada por Fernando Barroso.

Chef Élcio Nagano
Chef Élcio Nagano Crédito: Jarbas Oliveira/Divulgação

Conforme recorda Élcio, a maioria das receitas contidas na publicação foram elaboradas originalmente pelos três chefs, mas também “houveram também adaptações de clássicos cearenses”.

Com memórias dos chefs por suas passagens nos municípios de Ocara, Pacajus, Maranguape, Quixadá, Apuiarés, Viçosa, Ubajara, São Benedito, Jaguaribe, Itarema e Icapuí, o “Ceará à Mesa” levou cerca de 10 anos, desde as pesquisas em campo à produção do livro, para ser lançado oficialmente.

“Ceará à Mesa: Sabores, histórias e receitas” possui edição e textos da jornalista Cláudia Albuquerque. O livro estará à venda no Senac Aldeota no valor de R$ 140.

"Ceará à Mesa: Sabores, histórias e receitas"

  • Concepção, ideia original, pesquisa de insumos e receitas: Fernando Barroso, Élcio Nagano e Bernard Twardy
  • Coordenação Editorial, projeto e gestão de incentivos fiscais: Luís Carlos Sabadia
  • Textos, entrevistas e edição de textos: Cláudia Albuquerque
  • Pesquisa: Cláudia Albuquerque e Kiko Bloc-Boris
  • Fotografia: Jarbas Oliveira
  • Projeto gráfico: Marcus Braga
  • Xilogravuras: João Pedro de Carvalho Neto - Mestre João Pedro do Juazeiro
  • Diagramação e tratamento de imagem: Geilson Bezerra e Marcus Braga
  • Revisão de Texto: Socorro Franco
  • Impressão: IPSIS - Gráfica e Editora
  • 239 páginas

Lançamento "Ceará à Mesa: Sabores, histórias e receitas"

  • Quando: segunda-feira, 21, às 19 horas
  • Onde: Senac Aldeota (avenida Desembargador Moreira, 1301 - Aldeota)
  • Quanto: R$140

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceara à mesa lançamento livro gastronomia culinária comida do ceará Bernard Twardy Elcio Nagano Fernando Barros vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar