Trajetória do fotógrafo Mauri Melo é revisitada em documentário do OP+

Documentário "Olhar de Mauri" será lançado neste sábado, 19, na plataforma de streaming O POVO +. Produção também aborda fotojornalismo

11:24 | Ago. 19, 2023

Por: Lara Montezuma
Mauri Melo revisita locações e rememora coberturas em novo documentário do O POVO+ (foto: Aurelio Alves)

A história de 48 anos entre o fotógrafo Mauri Melo e o fotojornalismo é revisitada em "Olhar de Mauri", novo documentário da plataforma de streaming O POVO +.

A produção foi lançada neste sábado, 19, em alusão ao Dia Mundial da Fotografia e perpassa por momentos marcantes da trajetória do profissional.

O caminho do profissional começou nas vendas de jornais, passou pela operação de imagens em aparelho de rádio-foto (onde recebeu retratos da primeira ida do homem a lua em 1969) e desembocou numa carreira longínqua no O POVO.

LEIA MAIS | O Auto da Compadecida 2 revela 1ª imagem de Chicó e João Grilo

“Sempre quis fazer fotos diferenciadas. Para mim, tanto faz aparecer uma grande reportagem, como uma pequena. Mas tem umas (coberturas) que a gente não esquece”, pontua ao mencionar a vinda do Papa João Paulo II a Fortaleza em 1980 e o desastre aéreo da Serra de Aratanha em 1982.

Mauri também acompanhou a transição do analógico para o digital, documentou as diferentes realidades do Estado e eternizou instantes de inúmeras pessoas, conhecidas ou anônimas, desde crianças até idosos.

O ofício realizado até novembro de 2020, quando se afastou da profissão, eterniza o conhecimento de quem sabe o papel fundamental das narrativas imprimidas numa imagem: "cada foto tem sua história. Ninguém deve interferir nisso".

Documentário "Olhar de Mauri"

Este percurso marcado por distintos pontos de encontros - entre indivíduos, máquinas e acontecimentos - direcionaram o enredo da nova produção audiovisual do O POVO +.

"É fotojornalismo e Mauri para comemorar o Dia da Fotografia", explica a diretora de criação audiovisual Luana Sampaio, responsável pela direção do projeto ao lado de Demitri Túlio e Arthur Gadelha.

A "agilidade e percepção" do fotógrafo basearam o trabalho, que é apresentado pelo editor de fotografia Júlio Caesar e reúne depoimentos do fotógrafo e diretor do MIS Silas de Paula e das fotógrafas Lia de Paula e Tatiana Fortes.

As gravações foram feitas no O POVO, Palácio da Abolição, Castelão e Praça do Ferreira, locações significativas nesta construção. "A gente não queria que fosse algo sobre o jornal, ou (material) educativo de fotografia, mas que fosse um encontro com ele. É um ponto de equilíbrio", considera Luana.

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui