De Larissa Manoela a Ariel Winter: veja atores que romperam com pais

A gestão da vida profissional de atores durante infância pelos pais e o rompimento após suspeitas de abuso já aconteceu com outros artistas; confira

22:51 | Ago. 16, 2023

Por: Penélope Menezes
Larissa Manoela, Ariel Winter e Jennette McCurdy são exemplos de atrizes mirins que romperam com os pais (foto: Reprodução/Instagram; AFP; Reprodução/Instagram)

As divergências entre a atriz brasileira Larissa Manoela — conhecida por sua personagem Maria Joaquina na novela “Carrossel” — e os seus pais foram expostas nacionalmente pela jovem em entrevista ao programa “Fantástico”.

Os problemas começaram, segundo relato de Larissa, “a partir do momento em que eu fiz 18 anos e que eu entendi que era o mínimo saber um pouco do meu negócio, do que eu estava provendo durante todos esses anos", disse.

A artista abriu mão de R$ 18 milhões de seu patrimônio para encerrar o controle dos pais em sua carreira. Em comunicado para a imprensa, os advogados da atriz afirmam que dos 11 imóveis comprados com o dinheiro de Larissa, apenas um estava em seu nome.

A situação não é a primeira a acontecer entre artistas mirins, inclusive em contexto internacional, com alguns exemplos conhecidos a seguir.

Além de Larissa Manoela: Jennette McCurdy

A ex-atriz norte-americana escreveu sobre as suas experiências no seriado iCarly e a relação abusiva que sofreu por meio do best-seller “Estou Feliz que Minha Mãe Morreu”. A publicação apresenta revelações íntimas sobre os traumas de Jennette McCurdy com a sua progenitora.

Aos 30 anos, McCurdy relembra dos distúrbios alimentares desenvolvidos após o controle constante de sua mãe, Debra, na alimentação da filha.

“Fizemos parceria para contar nossas calorias, ela me pesava diariamente, media minhas coxas com uma fita métrica, me ensinou o que eram diuréticos e lemos livros de calorias juntos”, explica.

Além de Larissa Manoela: Britney Spears

A batalha legal de Britney Spears contra a tutela de seu pai inspirou a produção de documentários, como “Framing Britney Spears” e “Britney x Spears”. Por 13 anos, era o pai da cantora, Jamie Spears, que controlava sua carreira, bens e vida pessoal.

O fim da tutela, que iniciou em 2008, só aconteceu em novembro de 2021, somada aos protestos feitos pelos fãs. A hashtag #FreeBritney, relativa ao movimento, era utilizada para criticar o controle judicial vivido pela cantora.

Além de Larissa Manoela: Macaulay Culkin

O artista Macaulay Culkin, conhecido pela franquia natalina “Esqueceram de Mim”, também rompeu com os seus pais, Kit Culkin e Patricia Bentrup. Ambos dependiam da fortuna do filho e a situação piorou após o divórcio.

O ator mirim eventualmente pediu a emancipação de seus pais e se afastou dos holofotes cinematográficos.

Além de Larissa Manoela: Drew Barrymore

A atriz começou a sua carreira aos 11 meses de idade, atuando em um comercial de comida para cachorro, mas chegou ao estrelato como a personagem Gertie, no filme “E.T. - O Extraterrestre”, em 1982.

Em sua autobiografia, “Wildflower”, Drew Barrymore explica seus sentimentos em relação à emancipação da mãe, aos 14 anos de idade. “Ela havia perdido a credibilidade como mãe ao me levar para o Studio 54 (discoteca famosa) (...) em vez da escola”, relata.

“E eu estava descontrolada por trabalhar desde os 11 meses e o que isso fez com a minha infância, o que me fez crescer muito rápido”, completou em trecho.

Além de Larissa Manoela: Michael Oher

O ex-jogador de futebol americano Michael Oher, a inspiração para o longa-metragem “Um Sonho Impossível”, denunciou os supostos pais adotivos em sua autobiografia "When Your Back's Against The Wall".

O atleta afirma que “não foi adotado de verdade” e entrou com uma ação no tribunal de Shelby, Tennessee, contra a família Tuohy. Ao invés do processo de adoção, afirma Oher, uma tutela foi estabelecida, permitindo que os Tuohy lucrassem com a sua imagem.

História falsa de 'Um Sonho Possível' pode afetar Sandra Bullock; ENTENDA

Além de Larissa Manoela: Ariel Winter

Em 2012, a mãe da intérprete de Alex Dunphy no seriado “Modern Family” foi acusada de abuso físico e emocional da filha, Ariel Winter, então com 14 anos de idade. “Quando eu era mais jovem, todos sofríamos com os efeitos negativos de minha mãe”, explicou Winter para LaPalme Magazine.

“(Eu fui vestida) com as menores minissaias, ternos de marinheiro, coisas decotadas, os vestidos mais curtos que você já viu. As pessoas pensavam que eu tinha 24 anos quando tinha 12”, revelou ao The Hollywood Reporter sobre a sexualização sofrida pela mãe desde a infância.