Morre Aderbal Freire-Filho: artistas lamentam morte do cearense
O diretor teatral cearense Aderbal Freire-Filho morreu aos 82 anos; famosos prestam homenagem ao artistaO diretor teatral cearense Aderbal Freire-Filho morreu nesta quarta-feira, 9, aos 82 anos de idade, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família ao jornal O Globo. O artista passou alguns meses internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Nascido em Fortaleza no ano de 1941, ele começou a carreira artística ainda adolescente. Ele era companheiro da atriz Marieta Severo desde 2004. Conhecido como um dos principais nomes do teatro brasileiro, diversos artistas lamentaram a morte do diretor cearense.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Um dos maiores diretores do teatro brasileiro. Extraordinário! Uma das melhores pessoas que conheci e tive a honra e o prazer de trabalhar”, relembrou o ator Felipe Camargo, em publicação no Instagram.
Na mesma rede social, a atriz Cláudia Abreu desejou pêsames para Marieta Severo, viúva de Aderbal: “Um de nossos grandes gênios teatrais. Que Domingos e Paulo José te recebam em festa! Para Marieta, todo o meu carinho e admiração.”.
Rainer Cadete destacou a importância de Aderbal para o teatro e agradeceu “pela sua arte” que contribuiu para o desenvolvimento cultural brasileiro. A cineasta Rosane Svartman relembrou de um espetáculo que ficou guardado em sua memória ao homenagear o cearense: “Acho que a peça do gigante Aderbal Freire Filho que mais me marcou foi ‘O Tiro que Mudou a História’, encenada pelo Museu do Catete. Nunca vou esquecer. Obrigada, Aderbal!”.
A bailarina e coreógrafa Deborah Colker publicou uma foto com Aderbal em seu Instagram e escreveu: “Um artista brilhante que agora ilumina os palcos eternos. Sua paixão pelas artes, sua criatividade contagiante e seu espírito caloroso deixaram uma marca eterna em cada um de nós. Que sua jornada seja de paz e inspiração. Descanse em paz, Aderbal.”.
O ator Armando Babaioff revelou o seu desejo de trabalhar juntamente com Aderbal e lamentou não ter tido a oportunidade. “Felizmente aprendi muito assistindo. Aderbal Freire Filho nos deixou hoje, mas nos deixou com uma responsabilidade muito grande, a de continuar amando o teatro como ele amava. Viva Aderbal!”.
Lúcio Mauro Filho compartilhou lembranças que teve com o cearense: “Um dos programas favoritos que eu tinha com meu mestre Ivan de Albuquerque era ir assistir ao novo espetáculo de Aderbal, tão logo estreasse. E depois, uma resenha com o próprio, para deleite do jovem Lucinho. Ainda tive a chance de acompanhar de perto sua linda parceria com Marieta Severo e Andréa Beltrão no Teatro Poeira.”.
Chamando Aderbal de “mestre” e listando qualidades, o ator encerra a homenagem a Aderbal com "Descansa em paz Aderbal! O Brasil agradece o teu talento e contribuição indelével à cultura nacional.”.
Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+
Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente