Morre Aracy Balabanian: relembre papéis marcantes da atriz em novelas e filmes

Atriz morreu nesta segunda-feira, 7, aos 83 anos, deixando o legado de sua participação em grandes produções como Vila Sésamo, Rainha da Sucata e Sai de Baixo

Aos 83 anos, a atriz global Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira, 7, no Rio de Janeiro. Após diversas internações por complicações relacionadas ao câncer de pulmão, Aracy partiu deixando um legado de atuações que deram vida a personagens lembrados pelo público por décadas.

Globo demite apresentadora que falou mal da emissora em podcast; ENTENDA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A atriz somou mais de 60 produções em seu portfólio, indo do teatro para a sua estreia nas telinhas em 1964, quando participou da novela “Marcados pelo Amor”, exibida pela RecordTV. Alguns anos depois, Aracy estava no elenco de duas telenovelas da extinta TV Tupi: “Antônio Maria”, de 1968, e “Nino, o Italianinho”, do ano seguinte.

Já na TV Globo, na qual triunfou com o título de “atriz global”, Aracy teve sua estreia em 1972, na novela “O Meu Primeiro Amor”, de Walter Negrão. No mesmo ano, participou da série infantil “Vila Sésamo”.

Relembre os papéis mais emblemáticos de Aracy Balabanian

Gabriela, em Vila Sésamo (1972)

Aracy Balabanian tinha como programa favorito de sua carreira a produção infantil “Vila Sésamo”, na qual viveu a doce Gabriela, que ajudava crianças carentes com ensinamentos e dicas.

Em entrevista a O Globo, em 1998, Aracy afirmou que já foi a Xuxa de muita gente: “Acho que não é tão interessante fazer programa infantil hoje. Na minha época, eles eram acompanhados por pedagogos e as crianças ainda tinham a oportunidade de conhecer, na televisão, obras como 'O sítio do pica-pau amarelo', de Monteiro Lobato”, compartilhou a atriz.

Já em 2017, entrevistada por Otaviano Costa, voltou a reiterar: "Meu maior orgulho e felicidade foi ter feito 'Vila Sésamo'. As crianças aprendiam a ler, muita gente dizia 'meu filho não falava e começou a dizer 'um, dois, três, quatro, cinco...'. Já me chamaram de 'a minha Xuxa'".

Jandira Junqueira, em Coração Alado (1980)

Interpretando uma personagem forte e determinada, Aracy se consolidou ainda mais na televisão brasileira após 1980, quando a novela 'Coração Alado' lhe rendeu um grande reconhecimento.

Morre Aracy Balabanian: última aparição foi com Claudia Raia

Dona Armênia, em Rainha da Sucata (1990)

A novela trata da história de Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte, que enriquece com os negócios que herda de seu pai. Dona Armênia, originária do país homônimo e interpretada por Aracy, mora no Brasil há anos com seus filhos Gera, Gino e Gerson. A personagem ficou conhecida pelo bordão "Vou botar essa prédio na chon!".

Em entrevista ao programa "Vídeo Show", em 2017, a atriz afirmou que já naquela época o personagem era controverso. Apesar do sucesso de dona Armênia no período em que as novelas estiveram no ar, segundo Balabanian havia críticas por parte da população armênia no Brasil. "Diziam que não falavam daquele jeito", disse.

Questionada pelo apresentador Otaviano Costa sobre como seria reviver a personagem hoje, com a expansão da internet e das redes sociais, a atriz afirma que certamente seria alvo de críticas. "Eu ia ser crucificada", apontou.

Dona Armênia volta às telinhas em Deus nos Acuda (1992)

A personagem Dona Armênia é trazida de volta pelo autor Silvio de Abreu na novela que junta na mesma história anjos assistindo televisão e a vida de Maria Escandalosa. Desta vez, Armênia vai morar em Santos e se torna dona de outro prédio, agora na zona portuária da cidade litorânea.

 

Cassandra, em Sai de Baixo (1996)

Entre os maiores sucessos de Aracy, está a série humorística 'Sai de Baixo', na qual interpreta a personagem Cassandra Abreu. A comédia tem o formato de teleteatro e teve o capítulo final exibido em 2002, totalizando 8 temporadas e 241 episódios.

Morre Aracy Balabanian: Miguel Falabella posta homenagem à atriz

A trama se passa num condomínio no Largo do Arouche, em São Paulo. Cassandra era a matriarca e dona do apartamento que dividia com seu marido, Vavá, interpretado por Luis Gustavo. Junto a eles moravam a filha do casal, Magda, e o genro Caco Antibes, vividos por Marisa Orth e Miguel Falabella.

A trama ganhou um filme em 2019, onde a família está falida e morando de favor com o porteiro.

Germana, em Da Cor do Pecado (2004)

Aracy deu vida à Germana Pacheco, uma das personagens centrais da trama. Ela era a governanta da mansão dos Lambertini e a guardiã do grande segredo sobre a verdadeira origem de Paco, um dos protagonistas da novela interpretado por Reynaldo Gianecchini.

Gemma, em Passione (2010)

Em 2010, Aracy estava no elenco de Passione. Novela que é ambientada em São Paulo e no interior da Itália, que mostra o reencontro de mãe e filho, dado como morto.

Gemma, interpretada por Aracy, e Bete, vivida por Fernanda Montenegro. Outro grande nome de "Passione", foi Tony Ramos, que vivia o personagem italiano Totó. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aracy Balabanian atriz global morre sai de baixo vila sesamo rainha da sucata

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar