Morre William Friedkin, diretor de 'O Exorcista', aos 87 anos

Cineasta norte-americano William Friedkin, conhecido pelo filme "O Exorcista", teve a morte confirmada pela esposa, Sherry Lansing, mas a causa não foi revelada

14:51 | Ago. 07, 2023

Por: João Gabriel Tréz
William Friedkin, diretor vencedor do Oscar, morreu aos 87 anos nesta segunda-feira, 7 (foto: divulgação)

Diretor de "O Exorcista" (1973) e "Operação França" (1971), o cineasta estadunidense William Friedkin morreu nesta segunda-feira, 7, aos 87 anos de idade. A informação foi divulgada pela esposa do diretor, Sherry Lansing, mas a causa não foi revelada.

Vencedor do Oscar de Melhor Direção pelo drama policial "Operação França", Friedkin foi um dos principais nomes da geração dos anos 1970 de Hollywood. Com o terror "O Exorcista", o cineasta também foi indicado ao Oscar, além de ter marcado gerações com o trabalho.

Nascido em Chicago em 1935, o diretor começou a carreira nos anos 1960, tendo dirigido "Good Times", primeiro longa-metragem para cinema, em 1967. 

Além dos clássicos pelos quais foi premiado e reconhecido, Friedkin também dirigiu alguns filmes importantes como "Os Rapazes da Banda" (1970) e "Parceiros da Noite" (1980), ambos com temática LGBT, e o policial "Viver e Morrer em Los Angeles" (1985).

Entre destaques recentes da filmografia do cineasta, estão o terror "Possuídos" (2006) e o suspense "Killer Joe - Matador de Aluguel" (2011), longa mais recente lançado por ele. Friedkin deixou pronto o filme "The Caine Mutiny Court-Martial", que será lançado em setembro no Festival de Veneza.

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui