Morre Rogério Mesquita, ator e produtor do premiado grupo Bagaceira

Rogério Mesquita, ator e produtor cearense, morreu em Fortaleza nesta sexta-feira, 4

O ator e produtor cearense Rogério Mesquita, um dos fundadores do premiado Grupo Bagaceira de Teatro, morreu nesta sexta-feira, 4. A informação foi publicada no perfil da Casa da Esquina no Instagram. Ele era gestor do teatro independente, que também era sede do Grupo Bagaceira. O velório será realizado no Theatro José de Alencar nesta sexta-feira, 4, a partir das 17 horas.

O enterro ocorrerá neste sábado, 5, às 8 horas, mas o local não havia sido divulgado até a última atualização desta matéria, bem como se o enterro será ou não aberto ao público. Recentemente, em fevereiro deste ano, o dramaturgo e ator estreou a peça "Gratiluz - Uma Tragédia". Outros espetáculos da carreira de Rogério incluem "Interior" e "Fishman". O artista tinha trajetória de 25 anos nas artes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Artistas, grupos e admiradores lamentaram o falecimento de Rogério Mesquita e destacaram seu legado nas artes. Secretária da Cultura, Luisa Cela desejou condolências a familiares e amigos e pontuou a importância do ator para a cena: "Que notícia triste. Um grande nome da arte cearense. Meus sentimentos aos familiares e amigos".

O Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) também manifestou pesar: "Temos com muito carinho e orgulho a memória de ele ter sido nosso aluno. Rogério cursou o CPBT em 1999, e concluiu com o espetáculo "País do Lado da Felicidade". Recentemente ele estava em cartaz com o espetáculo "Gratiluz" na Casa da Esquina, e convidou as turmas de 2023 para assistir. O CPBT manda suas condolências e votos de muita paz para todos".

O ator e diretor Lindemberg Monteiro, da Cia. de Teatro Stultifera Navis, relatou a tristeza pela morte de Rogério Mesquita e destacou o respeito que sente pelo ator: "Sempre tive muito carinho e respeito por Rogério e o Bagaceira e uma notícia como essa nos dói muito. Força e serenidade nesse momento tão triste para todas e todos próximos a ele... Muita luz nessa jornada de Rogério para o plano espiritual". 

Referência em lutas para o teatro

O Grupo Bricoleiros também manifestou pesar: "Que notícia triste. Que Deus receba com muita luz esse grande artista". "Que Deus receba com muita luz esse grande artista", afirmou o produtor e gestor Gyl Giffony. O ator e jornalista Ari Areia definiu Mesquita como uma "referência" também por sua "luta por política pública para cultura em Fortaleza, no Ceará e no Brasil".

"Profundamente abalado com essa notícia, amigos. Profundamente. Rogério é referência para nós não apenas por tudo que moveu no palco e na produção, mas por sua contribuição em incontáveis momentos de luta por política pública para cultura em Fortaleza, no Ceará e no Brasil. Recebam meu abraço de força. Que Roger siga em paz, recebendo nossa gratidão e nosso aplauso de pé", afirmou.

| Leia também | Fórum de Teatro realiza ato pela saúde de Oswald Barroso

O Fórum Cearense de Teatro lembrou da dedicação de “grande parte da sua vida ao Teatro e à produção cultural no Ceará”, destacando como Mesquita foi, desde muito cedo, “uma pessoa atenta não só à sua própria trajetória no teatro como ator, produtor, pesquisador, dramaturgo e diretor”. Ele também contribui para as formulações do Fórum e da cultura do teatro de grupo do Ceará e do Brasil.

“Um apaixonado historiador do teatro do Ceará, artista e produtor inspirador, referência para muitas gerações. Rogério Mesquita é sinônimo de gente de teatro! Você fará muita falta, companheiro, mas, nas resoluções, no humor, na sabedoria e no imenso amor ao teatro, você segue conosco! Mais que uma despedida, esse é um sonoro muitíssimo obrigado, do Fórum Cearense de Teatro”, se solidarizou o Fórum Cearense de Teatro.

"Uma tristeza imensa esta partida. Rogério Mesquita atravessou décadas como artistas de teatro. Levou o teatro cearense para outros Estados, com diversos espetáculos e oficinas. Além de tudo isso, esteve a frente de diversas lutas por melhoras das políticas públicas no Ceará. É uma grande perda", lamenta a diretora e atriz Vanessia Gomes, do grupo Teatro de Caretas.

Um apaixonado pelas artes

O ator cearense Silvero Pereira publicou no Instagram um texto em homenagem a “Roger”, como também era conhecido. Ele também compartilhou algumas fotos tiradas com Mesquita. “Aprendemos muito um com outro, em especial, no lugar do apoio, da crença, da amizade, da aposta e do amor pelo teatro”, disse.

Ele acrescentou: “Roger era apaixonado pela história do teatro cearense e um grande responsável pelo catálogo da nossa geração. Roger, você não cumpriu sua parte no acordo. Nós combinamos envelhecer juntos pra se encontrar no final de semana e falar da vida dos outros, rindo das peripécias e histórias engraçadas de nossos colegas. Meu coração está partido de amor e extrema admiração. Que sua estrela seja gigante e de um brilho tão imenso quanto sua generosidade”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar