Livro de escritora cearense, 'A Filha Primitiva' deve virar filme
O livro "A Filha Primitiva", da autora cearense Vanessa Passos, se tornará filme depois de ter os direitos audiovisuais adquiridos pela diretora Susanna LiraO romance “A Filha Primitiva”, da autora cearense, professora de escrita criativa e doutora em Literatura Comparada Vanessa Passos, deve se tornar filme. O livro foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura em 2021 e virou best-seller da Amazon, com mais de 2.200 avaliações na plataforma. A obra será dirigida por Susanna Lira.
De acordo com Vanessa Passos, foi fechado um contrato de dois anos para todo o processo de desenvolvimento do filme, incluindo roteirização e produção. A autora estará à frente do projeto também como roteirista. Os direitos audiovisuais de “A Filha Primitiva” foram comprados por Susanna Lira e o trabalho será realizado pela Modo Operante Produções.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O objetivo é vender o filme para uma plataforma de streaming. A produtora está no mercado audiovisual desde 2004 e lançou obras como documentários e projetos transmídia. A diretora Susanna Lira tem na carreira mais de 16 longas-metragens.
Ela tem investido em narrativas que tenham o feminino e a violência como temáticas centrais para unir arte e discussões sócio-culturais. Por exemplo, entre os filmes dirigidos por Susanna estão “Nada Sobre Meu Pai” (2023), que aborda a busca dela pela história do pai, um guerrilheiro equatoriano que veio ao País durante os confrontos da ditadura militar, e “A Mãe de Todas as Lutas” (2020), que aborda a luta de duas mulheres nas questões de terra do Brasil.
Qual é a história de “A Filha Primitiva”?
O romance “A Filha Primitiva” foi publicado pela José Olympio, do Grupo Editorial Record, após a conquista do Prêmio Kindle de Literatura. O livro foi lançado em julho de 2021 e apresenta no enredo “uma história de amor e ódio, violência e redenção”. A trama se passa em Fortaleza e reúne protagonistas femininas, sendo elas avó, mãe e filha.
O livro “traz luz e sombra” para essas três gerações de mulheres, “unidas pela dor e pelo abandono, separadas pela fé, pelo ceticismo e pelos segredos que guardam”. Vanessa Passos também é autora do volume de contos “A Mulher Mais Amada do Mundo” (2020), vencedora do Prêmio Jacarandá (2022) por “A Filha Primitiva” e colunista do O POVO.
Enredo narrado em audiolivro
Além do contrato para a produção audiovisual de “A Filha Primitiva”, a obra será contemplada com a disponibilização em audiolivro na plataforma Audible. A versão estará disponível para 180 países.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.