Espetáculos cearenses integram festival internacional de teatro

Três espetáculos cearenses estão na programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, em São Paulo

14:13 | Jul. 11, 2023

Por: Miguel Araujo
Coletivo Pavilhão da Magnólia é um dos grupos cearenses a se apresentar (foto: Carol Veras/Divulgação)

Completando 54 anos em 2023, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), em São Paulo, receberá três espetáculos cearenses. O artista Evan Teixeira e os coletivos Pavilhão da Magnólia e Teatro Máquina farão parte da programação do evento que acontecerá de 20 a 29 de julho.

O festival busca refletir a diversidade criativa que pauta as artes cênicas e propor discussões sobre temas sociais. Neste ano, o FIT terá 30 espetáculos ao longo da programação, com obras de oito estados brasileiros e trabalhos de outros três países: Argentina, Portugal e Reino Unido.

Espetáculos cearenses no FIT Rio Preto

O evento é sediado na cidade de São José do Rio Preto, a 500 km de distância da capital paulista. Na programação, todos os trabalhos cearenses são oriundos de Fortaleza. A primeira obra a ser apresentada será “O Bode Quer”, de Evan Teixeira. O espetáculo do diretor mistura teatro, música e performance para reviver as “peripécias memoráveis” do Bode Ioiô, figura popular da cultura cearense que passeava pelas ruas de Fortaleza na década de 1920.

O Bode Ioiô andava em locais onde boêmios, escritores e outros intelectuais se encontravam. Ficou tão conhecido pelos fortalezenses que, em 1922, foi eleito vereador como forma de protesto à política da época. O trabalho de Evan Teixeira será apresentado nos dias 21, 22 e 23, e ele estará acompanhado dos músicos Rami Freitas e Plínio Câmara.

Em “Paraíso”, a ser exibido no dia 27, o Teatro Máquina destaca a temática ambiental. Na obra, quatro catadores-cientistas do futuro analisam coisas ordinárias e extraordinárias de eras esquecidas. O grupo é acompanhado por uma formação monstruosa que os vigia disfarçada na paisagem. Depois de viverem uma experiência inesperada, eles imaginam uma praia do futuro - mas o futuro não é o mesmo.

Por fim, o coletivo Pavilhão da Magnólia integra o festival com “Há Uma Festa Sem Começo que Não Termina Com o Fim”. A produção se aproxima das pessoas após período de distanciamento social. A partir de linguagens como performance, teatro, palestra e documentário, o espetáculo reúne memórias e reflexões sobre o Brasil da atualidade. Será possível acompanhar a obra nos dias 28 e 29.

O FIT Rio Preto ainda exibirá o musical “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, com o qual a cantora e compositora cearense Verónica Valenttino venceu o Prêmio Shell de Melhor Atriz. Ela foi a primeira atriz trans a ganhar o troféu, considerado um dos principais das artes cênicas do Brasil. O musical será apresentado nos dias 28 e 29.

FIT Rio Preto

  • Quando: 20 a 29 de julho
  • Onde: vários locais de São José do Rio Preto, em São Paulo
  • Mais informações: site do FIT Rio Preto

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui