Atriz de Pantera Negra, Angela Bassett irá receber Oscar Honorário
Angela Bassett, de "Pantera Negra", e o comediante Mel Brooks vão receber Oscar Honorário em 2023O veterano comediante americano Mel Brooks, que completa 97 anos de idade esta semana, receberá um Oscar honorário por sua trajetória de mais de meio século. Após ganhar a estatueta de melhor roteiro original por "Os Produtores", afirmou a Academia nesta segunda-feira, 26.
Ator, produtor e escritor, Brooks apresentou, de forma memorável, Adolf Hitler em sua sátira "Os Produtores" (2005), denunciou o fanatismo racial em "Banzé no Oeste" (1974) e ridicularizou os filmes de terror em "O Jovem Frankestein" (1974).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em oito décadas de carreira, o artista estadunidense se tornou um dos 18 artistas com prêmios Oscar, Emmy, Tony e Grammy, conhecidos na indústria como EGOT.
"Mel Brooks ilumina nossos corações com seu humor e seu legado deixou um impacto duradouro em cada faceta da indústria do entretenimento". O ator receberá a estatueta em uma cerimônia em Los Angeles em novembro, junto a outras celebridades, como Angela Bassett.
Oscar 2023: brasileiro fez filme vencedor de quatro estatuetas
A atriz de 64 anos de idade foi duas vezes indicada ao Oscar, sendo a primeira por sua atuação em "Tina, a verdadeira história de Tina Turner" (1993), na qual viveu a rainha do rock'n'roll.
Este ano, Bassett concorreu ao prêmio de melhor atriz da Academia por "Pantera Negra: Wakanda para Sempre", a primeira indicação ao Oscar para uma artista em um filme de super-heróis da Marvel.
"Durante décadas de carreira, Angela Bassett entregou interpretações transcendentais que estabeleceram novos padrões de atuação", disse Janet Yang, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Os Oscars honorários são entregues anualmente para homenagear a obra de toda uma vida, e se tornaram uma premiação independente em 2009 para desafogar o evento principal da Academia.
Em novembro do ano passado, Michael J. Fox, ator e ativista, recebeu a estatueta Jean Hersholt, dedicada às figuras do cinema que realizam trabalho humanitário.
Este ano, o prêmio será concedido a Michelle Satter, fundadora e diretora do Programa para Artistas do Instituto Sundance, que ajuda a impulsionar as carreiras de cineastas iniciantes, especialmente aqueles procedentes de comunidades com menor representação na indústria.
Com cearenses, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro anuncia indicados
Carol Littleton, editora de "E.T.: O Extraterrestre" (1982), também receberá um Oscar honorário. A 14ª premiação do Conselho de Governadores da Academia será celebrada em 18 de novembro.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui