Parada LGBT 2023: saiba as capitais que realizam o evento no Brasil
Confira as datas e locais das principais Paradas LBGT+ que vão acontecer neste ano em diferentes regiões do país
18:27 | Jun. 23, 2023
Por: Iully Fernandes
Com a chegada do Mês do Orgulho, em junho, diversas cidades brasileiras entram no clima de festividade para celebrar a existência e a memória da comunidade LGBTQIA+, bem como reiterar a luta constante por direitos.
Em várias cidades, as tradicionais “paradas”, que reúnem uma série de eventos, shows e ações afirmativas para a comunidade, já estão confirmadas com data, local e horário. Em algumas cidades, inclusive, já aconteceu.
Mês do orgulho LGBTQIAP+: por que é comemorado em junho? ENTENDA
Confira abaixo quais capitais realizaram e quais ainda realizarão o evento:
Parada LGBTQIAP+: capitais que realizam o evento
Norte
- Manaus (AM): a 23ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ está programada para ocorrer no mês de agosto. O evento deste ano tem como tema "Colorindo Manaus com as cores da Diversidade".
- Belém (PA): a parada acontecerá em setembro. A previsão é que ocorra no dia 23, um sábado. O trajeto da 21ª edição permanecerá o mesmo do ano passado; a concentração será no início da Avenida Presidente Vargas e seguirá até São Brás.
- Palmas (TO): a cidade comemorou 20 anos de Movimento LGBT e celebrou a 18ª parada do orgulho LGBTI+ de Palmas no dia 18 de junho, no último domingo.
- Boa Vista (RO): já a Parada do Orgulho LGBTQI+ de Roraima será em Boa Vista, no dia 17 de setembro.
Nordeste
- Maceió (AL): em Maceió, a 12ª Marcha de Combate à LGBTfobia aconteceu no dia 28 de maio, na avenida principal de Cruz das Almas.
- Fortaleza (CE): no próximo dia 25 de junho, acontece a 22ª edição da Parada pela Diversidade Sexual de Fortaleza, na avenida Beira Mar.
- João Pessoa (PB): a Parada LGBTQIAP+ de João Pessoa será no dia 17 de setembro.
- Recife (PE): no último dia 20, terça-feira, o Fórum LGBT-PE e suas instituições se reuniram, com a participação de alguns convidados do Governo, para elaborar coletivamente o tema da 22ª Parada da Diversidade. O evento acontecerá no dia 17 de setembro.
- Aracaju (SE): a 21° Parada de Sergipe acontecerá no dia 28 de agosto, na Orla de Atalaia, com o tema “Vote colorido! Dê vez a nossa voz”.
Centro-oeste
- Brasília (DF): a 24ª edição do Brasília Orgulho será realizada no dia 9 de julho. A concentração será feita em frente ao Congresso Nacional.
- Goiás (GO): a Parada LGBTQIA+ de Goiânia 2023 acontecerá em 25 de junho. Segundo a organização, o evento ocorre há 27 anos na capital.
- Cuiabá (MT): em Mato-Grosso, 20ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece no dia 28 de junho.
- Campo Grande (MS): com tema “Discurso de ódio não é liberdade de expressão”, parada de Campo Grande acontece em julho, no dia 22.
Sudeste
- Belo Horizonte (MG): na capital de Minas Gerais, a Parada do Orgulho acontece dia 9 de julho. Ainda sem informações sobre a programação.
- São Paulo (SP): em Sampa, a maior parada do mundo foi realizada no dia 11 de junho, com o tema “Queremos Políticas Sociais Para LGBT+ por Inteiro e não pela Metade”.
- Rio de Janeiro (RJ): Copacabana será palco da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio no dia 24 de setembro.
Sul
- Curitiba (PR): pelas redes sociais, a ONG Grupo Dignidade, divulgou a data da 6ª edição da Marcha Pela Diversidade de Curitiba. Evento será no dia 25 de junho; tema, localização e outras informações ainda não foram divulgadas.
- Florianópolis (SC): na avenida Beira-Mar Continental, a parada de Florianópolis acontece no dia 10 de setembro.
- Porto Alegre (RS): a Parada de Luta LGBTI de Poá está prevista para o domingo de 2 de julho.