Grammy Awards terá três novas categorias na próxima edição
A Recording Awards anunciou a adição de três novas categorias à premiação, além de apontar algumas mudanças na votaçãoO Grammy Awards terá três novas categorias a partir da próxima edição. A novidade foi anunciada na terça-feira, 13, pela Recording Academy. As novas categorias são: Melhor Performance de Música Africana, Melhor Álbum de Jazz Alternativo e Melhor Gravação de Dança Pop. Ano passado a premiação incluiu as categorias compositor do ano e canção sobre mudança social.
Outras modificações também foram anunciadas. Duas categorias existentes, a de produtor não clássico do ano e a de compositor do ano, serão agora escolhidas por todos os votantes, em vez de um seleto grupo específico do gênero.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As mudanças foram aprovadas na última reunião semestral do Conselho da Recording Academy, realizada em maio.
Confira o anúncio:
“A Recording Academy tem o orgulho de anunciar essas últimas mudanças de categoria em nosso processo de premiação. Essas mudanças refletem nosso compromisso de ouvir ativamente e responder ao feedback de nossa comunidade musical, representar com precisão uma gama diversificada de gêneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o cenário musical em constante evolução”, afirmou Harvey Mason Jr., CEO da Recording Academia.
Essas mudanças ocorrem após vários anos de reformulação nas categorias do Grammy, enquanto a Academia tenta mitigar as críticas de que suas seleções não são inclusivas e não refletem a evolução da indústria da música.
Anos Anteriores
No ano passado, a organização premiou a melhor trilha sonora de videogame e criou o tão esperado prêmio de compositor do ano, aberto a compositores que não são necessariamente artistas intérpretes ou produtores.
Em 2020, a instituição sediada em Los Angeles alterou o nome de várias categorias, como a controversa música urbana contemporânea, que virou R&B progressivo.
"Estamos entusiasmados em homenagear e celebrar os criadores e gravações nessas categorias, ao mesmo tempo em que expomos uma gama mais ampla de músicas para fãs em todo o mundo”, finaliza.
Conheça a definição de cada categoria de acordo com o anúncio:
Melhor Performance de Música Africana
"Uma categoria de faixas e singles que reconhece gravações que utilizam expressões locais únicas de todo o continente africano. Destacando as tradições musicais melódicas, harmônicas e rítmicas regionais, a categoria inclui, mas não se limita ao Afrobeat, Afro-fusion, Afro Pop, Afrobeats, Alte, Amapiano, Bongo Flava, Genge, Kizomba, Chimurenga, High Life, Fuji, Kwassa, Gêneros Ndombolo, Mapouka, Ghanaian Drill, Afro-House, Hip-Hop sul-africano e Ethio Jazz."
Melhor Gravação de Dança Pop
"Reconhece faixas e singles que apresentam música dançante e acelerada que segue um arranjo pop. As gravações de dança pop qualificadas também apresentam fortes batidas rítmicas, instrumentos eletrônicos significativos com ênfase na performance vocal, melodia e ganchos. Os remixes de dança são elegíveis apenas na categoria de melhor gravação remixada e não podem ser inscritos na melhor gravação de dança pop."
Melhor Álbum de Jazz Alternativo
"Esta categoria reconhece a excelência artística em álbuns de jazz alternativos individuais, duos, grupos/conjuntos, com ou sem voz. O jazz alternativo pode ser definido como uma mistura de gêneros, híbrido envolvente que mistura jazz (improvisação, interação, harmonia, ritmo, arranjos, composição e estilo) com outros gêneros, incluindo R&B, hip-hop, clássico, improvisação contemporânea, experimental, pop, rap, música eletrônica/dance e/ou palavra falada. Pode também incluir as técnicas de produção/instrumentação contemporâneas associadas a outros gêneros."
Com informações da AFP
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui