Dia dos namorados: comidas afrodisíacas para potencializar o prazer
Alimentos afrodisíacos estão associados a capacidade de aumentar o desejo sexual das pessoas que os consomem; saiba quais sãoPara comemorar o Dia dos Namorados, algumas pessoas optam por fazer um jantar romântico para seus parceiros. Uma das possibilidades para incrementar a comida e o relacionamento é usar alimentos afrodisíacos.
LEIA TAMBÉM | 5 receitas especiais para o jantar de Dia dos Namorados
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O que são alimentos afrodisíacos?
Em entrevista ao O POVO, o chef Lucas Braga, que é mestrando em gastronomia pela Universidade Federal do Ceará, explicou que alimentos afrodisíacos são aqueles que contém elementos que podem estimular a libido, ou seja, o desejo sexual.
Isso acontece porque essas comidas atuam sendo estimulantes ou potencializadoras de prazer, resultando em uma melhoria da qualidade de vida e saúde mental.
“Em uma linguagem científica, algumas pesquisas afirmam que os alimentos afrodisíacos, em sua maioria, agem aumentando a vasodilatação e favorecendo a irrigação dos órgãos sexuais”, afirma o chef.
Lucas também pontua que a saúde de uma pessoa tem impacto sobre seus desejos sexuais: “Problemas relacionados à libido também podem estar associados à carência de vitaminas e minerais”.
LEIA TAMBÉM | Dia dos namorados: conheça a origem da data
Comidas afrodisíacas para “esquentar” o Dia dos Namorados
Por serem associados à melhora do fluxo sanguíneo, salmão, abacate, maçãs, vinho tinto, alho e chocolate amargo são considerados alimentos afrodisíacos.
Além deles, quinoa, banana, ovos, chocolates e leguminosas São consideradas leguminosas: amendoim, feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha. também podem potencializar o desejo sexual por serem ricos em aminoácidos como o triptofano, e ajudarem na produção do hormônio serotonina.
Mel, gengibre, castanhas, açafrão e alecrim também podem ser adicionados na lista de preparo de receitas para o Dia dos Namorados devido às suas especificidades nutricionais.
LEIA TAMBÉM | 4 receitas veganas para o Dia dos Namorados
Qual a origem do termo “afrodisíaco”?
Segundo o chef Lucas Braga, o termo popular “afrodisíaco” vem de “Afrodite”, conhecida deusa da mitologia grega, considerada a deusa do amor e dos desejos da beleza e sexualidade.
Comidas afrodisíacas não funciona para todos
Apesar de serem consideradas potencializadoras de libido, Lucas Braga ressalta que “os itens citados não podem ser considerados uma solução 100% efetiva ou ‘milagrosa’ para quem os consome".
Isso acontece porque os alimentos em questão são apenas complementares para possíveis melhorias na saúde. “Devemos lembrar que existem casos e necessidades nutricionais específicas para cada indivíduo e existem outros diversos fatores associados à temática da saúde sexual, onde profissionais da área devem ser sempre consultados”, destaca o profissional.