3 sobremesas de Minas Gerais que você precisa experimentar
Os doces tradicionais de Minas Gerais são verdadeiras obras-primas culinárias que encantam os paladares há gerações. Conhecida como uma das regiões mais ricas da gastronomia brasileira, o estado é famoso por seus doces caseiros, que preservam tradições e segredos transmitidos ao longo do tempo.
Entre os mais emblemáticos está o doce de leite, feito a partir do cozimento lento do leite com açúcar, resultando em uma textura cremosa e um sabor irresistivelmente adocicado. A seguir, confira como preparar essa e outras receitas mineiras!
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Doce de leite caseiro
Ingredientes
- 2 l de leite integral
- 400 g de açúcar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite e leve ao fogo médio por 5 minutos. Abaixe o fogo para o mínimo e adicione o açúcar. Cozinhe por aproximadamente 1 hora ou até obter o ponto de doce de leite, mexendo ocasionalmente. Coloque o doce em um recipiente, espere esfriar e sirva.
Ambrosia
Ingredientes
- 1 l de leite
- 500 g de açúcar
- 5 ovos batidos
- 2 cravos-da-índia
- Suco de 1 limão
- Casca de 1 limão
- 1 canela em pau
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite, a canela em pau, a casca do limão e os cravos-da-índia. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver. Ainda no fogo, adicione o açúcar e mexa até dissolver. Em seguida, adicione os ovos batidos e o suco do limão. Mexa, por cerca de 30 minutos, para cozinhar o ovo e coagular a receita. Cozinhe até empelotar e reduzir a calda. Desligue o fogo e transfira a ambrosia para um recipiente. Sirva em seguida.
Doce de mamão
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de açúcar
- 2 mamões verdes ralados
- 3 canelas em pau
- 5 cravos-da-índia
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o açúcar e o mamão. Leve ao fogo médio e mexa para incorporar. Depois, adicione os cravos-da-índia e a canela. Cozinhe por 40 minutos, mexendo ocasionalmente. Coloque os doces em um recipiente e sirva quente ou gelado.