Filme brasileiro 'A Flor do Buriti' é premiado em Cannes 2023

"A flor de Buriti" é premiado durante o Festival de Cinema de Cannes 2023; filme brasileiro conquistou a Mostra Um Certo Olhar

16:00 | Mai. 27, 2023

Por: AFP
A flor de Buriti é premiado durante o Festival de Cinema de Cannes 2023; filme brasileiro conquistou a Mostra Um Certo Olhar (foto: Divulgação)

O filme brasileiro "A Flor do Buriti" venceu nesta sexta-feira, 26, o prêmio de Melhor Elenco na Mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) do Festival de Cannes.

Já o britânico "How To Have Sex", de Molly Manning Walker, conquistou o maior prêmio da segunda principal mostra competitiva do evento, que reconhece novos talentos.

Os diretores de "A Flor do Buriti", o português João Salaviza e a brasileira Renée Nader Messora, documentam o passado, o presente e os desafios para o futuro dos dos krahô, comunidade indígena que vive na aldeia Pedra Branca, no Tocantins.

"O que buscamos é traduzir a sensibilidade, a poesia, a beleza dos krahô e colocá-la em imagens, em som, em edição", disse Salaviza em entrevista à AFP. O filme traz elenco indígena e também retrata a ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara.

Durante o Festival de Cannes de 2018, os diretores venceram o Prêmio Especial do Júri com “A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”.

"How To Have Sex", por sua vez, conta a história de três adolescentes curtindo as férias. Uma delas quer perder a virgindade, mas as coisas não ocorrem como esperava.

LEIA MAIS CANNES: Leonardo DiCaprio se encontra com ministra Sonia Guajajara

"Foi o filme mais mágico da vida", declarou a diretora, que dedicou o prêmio "a todos que foram agredidos sexualmente". O filme não mostra a violência sexual, mas as emoções vivenciadas pelas meninas.

"Acredito que, como mulheres, conhecemos muito bem a experiência. Não precisamos nos sentir traumatizadas novamente", declarou a londrina, de 29 anos. O júri da mostra Um Certo Olhar foi presidido pelo ator americano John C. Reilly.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui