Roberto de Carvalho sobre Rita Lee: 'Queria trocar de lugar com ela'
Dias após o falecimento da esposa, Roberto de Carvalho fala relação com Rita Lee e se emociona
10:23 | Mai. 15, 2023
O músico e viúvo de Rita Lee, Roberto de Carvalho, chorou ao falar sobre a morte da cantora em entrevista ao "Fantástico", exibido neste domingo, 14. Rita morreu aos 75 anos devido a complicações causadas por um câncer de pulmão.
"Ela queria viver, ela não queria partir. Até o fim, ela nunca quis partir. Eu dizia para ela: 'Eu queria trocar de lugar com você, porque você tem muito mais coisa para fazer do que eu", afirmou o músico emocionado.
Primeiro encontro
Na entrevista, Roberto relembrou que conheceu a rainha do rock por meio da música. Eles foram apresentados por Ney Matogrosso. Roberto era guitarrista do cantor.
“Quando a gente viu, estávamos só nós dois e a gente continuou a noite no andar de cima, e aí a paixão se revelou em sua forma mais esplêndida, espetacular, sensual e amorosa. Depois disso não nos separamos nunca mais”, destacou.
Os dois ficaram juntos desde o dia em que se conheceram até o fim da vida de Rita. Foram 47 anos de parceria no amor e na música. Roberto afirma que a relação transcende a vida: “Em vida ou em morte, eu continuo sendo ela e ela continua sendo eu”.
"Desde que a gente se encontrou pela primeira vez, 47 anos atrás, eu sou extremamente atento e feliz também por ter estado sempre perto de uma pessoa tão iluminada, tão cheia de vida, de criatividade, de alegria, de luz... Um grande privilégio", frisou Roberto.
Carreira pop
Juntos os dois passaram a fazer apresentações que consolidaram a fase mais pop da carreira da artista, com uma maior diversidade de ritmos. Em 1979, o álbum "Rita Lee" trouxe canções que foram sucesso com o público, como é o caso de “Mania de você”, “Doce Vampiro” e “Chega mais”.
O músico se emociona ao falar sobre a composição “Mania de Você”, que os dois compuseram juntos após um momento de intimidade. “Ela pegou o violão e eu o caderninho e começamos: 'Meu bem, você me dá água na boca'? A gente estava em estado de graça”, contou emocionado.
Família
Roberto e Rita tiveram três filhos e se casaram em 1996, depois de mais de 20 anos juntos.
"Eu sou um cara que sempre quis casar com uma mulher, ter três filhos homens e cultivar uma família. Para isso, eu precisava encontrar a mulher perfeita, e eu tive a sorte de encontrar", continuou. "Ela tinha sonho de ter filhos também, mas não era tão explícito. Quando a gente se encontrou mesmo, a gente não se encontrou com a clareza de que aquilo ia virar o que virou".
Diagnóstico
Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021. O músico relembra que naquele momento o médico chegou a dar uma sobrevida de três a quatro meses de vida para a cantora. “A Rita é considerada um milagre pelos médicos”.
"Ela foi fazer os exames e viu que tratava-se de um tumor já avançado, e os médicos previram um tempo de três a quatro meses. Mas ela encarou o negócio com um estoicismo... Ela fez quimioterapia várias vezes".
Ao falar sobre como a família lidou com a situação, o músico afirma que "foram momentos muito sofridos". Ele conta que em diversos momentos foi tomado por “medo, ansiedade, pavor". Ele relata ainda os dois nos dois últimos anos ele e o filho mais novo, João tentaram dar todo o suporte possível, “sempre se informando”.
Despedida
O viúvo fala ainda sobre os momentos finais da esposa. Rodeada de amor e carinho da família: "Ela perdeu o cabelo, perdeu a capacidade de andar, pensar. Entretanto, os momentos finais dela foram de uma leveza, uma calma, uma doçura. Nós estávamos todos juntos com ela. A gente montou um quarto de hospital e, na última fase, na cama, ela parecia uma criancinha, um passarinho. A respiraçãozinha assim [gesticulando uma respiração lenta], e foi parando... Ela foi em paz".
Na finalização da entrevista o cantor olha para cima e fala: "Meu amor, foi por você. Para você. Como tudo daqui para frente, será sempre por você e para você".
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui