Fotógrafo recusa prêmio por foto gerada com inteligência artificial
Alemão Boris Eldagsen inscreveu imagem gerada por inteligência artificial em concurso internacional e foi premiado; intenção foi a de abrir debate
14:59 | Abr. 19, 2023
Após vencer o prêmio Sony World Photography Awards 2023, o fotógrafo alemão Boris Eldagsen abriu uma discussão sobre arte e autoria. O fato se deu quando o artista revelou que a obra premiada foi gerada a partir de inteligência artificial (IA).
A fotografia destacada na premiação da linguagem compõe uma série de Boris intitulada "Pseudamnesia" e mostra duas mulheres próximas e traz estética de época tanto na composição estética quanto nas próprias retratadas.
A intenção do artista era questionar o que é considerado fotografia e, ainda, se os concursos da linguagem estariam preparados para lidar com IA. “Nós, do mundo da fotografia, precisamos de uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não queremos", escreveu em manifesto no próprio site.
Leia mais
"Obrigado por selecionarem a minha imagem e fazerem deste um momento histórico, pois é a primeira imagem gerada por Inteligência Artificial a vencer uma competição de fotografia prestigiada", afirmou.
"Tendo sido fotógrafo por 30 anos antes de me voltar para a IA, entendo os prós e os contras desse debate e ficarei feliz em participar da conversa", convidou.
LEIA TAMBÉM Inteligência artificial: os alertas sobre ChatGPT
O alemão optou por recusar o prêmio em dinheiro, sugerindo doação da quantia para um festival de fotografia na Ucrânia.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui