Festival de Cannes: cearense Karim Aïnouz concorrerá à Palma de Ouro
O longa-metragem "Firebrand" é a estreia do cineasta em produções em língua inglesa; Karim Aïnouz concorrerá com nomes como Wes Anderson e Wim Wenders no Festival de CannesO Festival de Cinema de Cannes anunciou nesta quinta-feira, 13, os concorrentes para a premiação de maior prestígio do evento: a Palma de Ouro. Entre os 19 participantes, foi confirmado o nome do diretor cearense Karim Aïnouz com o seu filme “Firebrand”. A 76ª edição do Festival de Cannes será realizada entre os dias 16 e 27 de maio.
O longa-metragem é a estreia do cineasta em produções em língua inglesa e é um drama histórico que aborda o casamento entre o rei inglês Henrique VIII e sua sexta e última noiva, Catherine Parr. O filme será estrelado por Alicia Vikander, Jude Law, Sam Riley e Eddie Marsan. O roteiro é assinado por por Jessica e Henrietta Ashworth (da série "Killing Eve").
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Aïnouz concorrerá com nomes como Wes Anderson e Wim Wenders. Esta não será a primeira participação do cearense no Festival de Cannes, um dos mais renomados eventos de cinema do mundo. A última foi em 2021, quando apresentou em sessão especial seu longa "Marinheiro das Montanhas". A obra foi aplaudida por 15 minutos após a exibição.
Em 2019, ele foi o vencedor da mostra Un Certain Regard com o filme “A Vida Invisível”. Estrelada por Fernanda Montenegro, a obra foi escolhida como representante do Brasil no Oscar de 2020. A sua estreia no Festival de Cannes ocorreu em 2002, quando também disputou a mostra com a produção “Madame Satã”. Além disso, dirigiu os filmes “O Céu de Suely” e “Praia do Futuro”.
O Brasil também será representado no festival em outras ações. A brasileira Renée Nader Messora, junto com o português João Salaviza, é responsável pelo filme “Crowrã”, concorrente na mostra Un Certain Regard. O diretor Kléber Mendonça Filho participará com a exibição especial de “Retratos Fantasmas”. A obra está fora de competição.
Concorrentes da Palma de Ouro
- Firebrand, de Karim Aïnouz
- Club Zero, de Jessica Hausner
- The Zone Of Interest, de Jonathan Glazer
- Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
- Les Filles D’Olfa, de Kaouther Ben Hania
- Asteroid City, de Wes Anderson
- Anatomie D’Une Chute, de Justine Triet
- Monster, de Kore-Eda Hirokazu
- Il Sol Dell’avenire, de Nanni Morett
- L’Été Dernier, de Catherine Breillat
- Kuru Otlar Ustune, de Nuri Bilge Ceylan
- La Chimera, de Alice Rohrwacher
- La Passion de Dodin Bouffant, de Tran Anh Hun
- Rapito, de Marco Bellocchio
- May December, de Todd Haynes
- Jeunesse, de Wang Bing
- The Old Oak, de Ken Loach
- Banel e Adama, de Ramata-Toulaye Sy
- Perfect Days, de Wim Wenders
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente