Festival de Cannes: cearense Karim Aïnouz concorrerá à Palma de Ouro

O longa-metragem "Firebrand" é a estreia do cineasta em produções em língua inglesa; Karim Aïnouz concorrerá com nomes como Wes Anderson e Wim Wenders no Festival de Cannes

O Festival de Cinema de Cannes anunciou nesta quinta-feira, 13, os concorrentes para a premiação de maior prestígio do evento: a Palma de Ouro. Entre os 19 participantes, foi confirmado o nome do diretor cearense Karim Aïnouz com o seu filme “Firebrand”. A 76ª edição do Festival de Cannes será realizada entre os dias 16 e 27 de maio.

O longa-metragem é a estreia do cineasta em produções em língua inglesa e é um drama histórico que aborda o casamento entre o rei inglês Henrique VIII e sua sexta e última noiva, Catherine Parr. O filme será estrelado por Alicia Vikander, Jude Law, Sam Riley e Eddie Marsan. O roteiro é assinado por por Jessica e Henrietta Ashworth (da série "Killing Eve").

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Aïnouz concorrerá com nomes como Wes Anderson e Wim Wenders. Esta não será a primeira participação do cearense no Festival de Cannes, um dos mais renomados eventos de cinema do mundo. A última foi em 2021, quando apresentou em sessão especial seu longa "Marinheiro das Montanhas". A obra foi aplaudida por 15 minutos após a exibição.

Em 2019, ele foi o vencedor da mostra Un Certain Regard com o filme “A Vida Invisível”. Estrelada por Fernanda Montenegro, a obra foi escolhida como representante do Brasil no Oscar de 2020. A sua estreia no Festival de Cannes ocorreu em 2002, quando também disputou a mostra com a produção “Madame Satã”. Além disso, dirigiu os filmes “O Céu de Suely” e “Praia do Futuro”.

O Brasil também será representado no festival em outras ações. A brasileira Renée Nader Messora, junto com o português João Salaviza, é responsável pelo filme “Crowrã”, concorrente na mostra Un Certain Regard. O diretor Kléber Mendonça Filho participará com a exibição especial de “Retratos Fantasmas”. A obra está fora de competição.

Concorrentes da Palma de Ouro

  1. Firebrand, de Karim Aïnouz
  2. Club Zero, de Jessica Hausner
  3. The Zone Of Interest, de Jonathan Glazer
  4. Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
  5. Les Filles D’Olfa, de Kaouther Ben Hania
  6. Asteroid City, de Wes Anderson
  7. Anatomie D’Une Chute, de Justine Triet
  8. Monster, de Kore-Eda Hirokazu
  9. Il Sol Dell’avenire, de Nanni Morett
  10. L’Été Dernier, de Catherine Breillat
  11. Kuru Otlar Ustune, de Nuri Bilge Ceylan
  12. La Chimera, de Alice Rohrwacher
  13. La Passion de Dodin Bouffant, de Tran Anh Hun
  14. Rapito, de Marco Bellocchio
  15. May December, de Todd Haynes
  16. Jeunesse, de Wang Bing
  17. The Old Oak, de Ken Loach
  18. Banel e Adama, de Ramata-Toulaye Sy
  19. Perfect Days, de Wim Wenders

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Karim Aïnouz festival de cannes cinema firebrand vidaearte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar